Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

#Questão 944351 - Pedagogia, Legislação da Educação, COSEAC, 2023, UFF, Técnico em Assuntos Educacionais

Os tutores à distância devem ter como características:
I autodisciplina no controle do tempo e do espaço e autonomia. II estabelecimento de limites entre a vida profissional, familiar e social. III valorização do ócio criativo, consequência das inovações tecnológicas. IV dificuldade para a realização de um trabalho mais solitário.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 

#Questão 944352 - Pedagogia, Legislação da Educação, COSEAC, 2023, UFF, Técnico em Assuntos Educacionais

No sistema educacional brasileiro, ainda, existem muitas lacunas teóricas e de entendimento mais geral que têm dificultado a concepção e a realização de boas práticas de formação pela EaD. Dentre essas lacunas perceptíveis, pode-se destacar:
I no ensino, aprendizagem na perspectiva do estudante. II no ensino, a ausência de uma formação docente voltada para a educação a distância. III o desconhecimento das tecnologias (materiais didáticos e mídias) e sua aplicação. IV A existência da legislação referente à educação a distância bem como sua divulgação. V Políticas públicas para EaD no que tange a sua concepção/gerenciamento.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 

#Questão 944356 - Pedagogia, Legislação da Educação, COSEAC, 2023, UFF, Técnico em Assuntos Educacionais

De acordo com a Portaria MEC nº 2117 de 6 de dezembro de 2019, a oferta de carga horária na modalidade a distância, na organização pedagógica de seus cursos de graduação presenciais deverá ser até o limite de: 

#Questão 944357 - Pedagogia, Legislação da Educação, COSEAC, 2023, UFF, Técnico em Assuntos Educacionais

Em relação ao Decreto nº 9.057, de 25/05/2017 que regulamenta o artigo 80 da Lei n º 9394/96, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
( ) A EaD é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. ( ) A modalidade de educação a distância pode ser ofertada na educação básica e na educação superior. ( ) Os polos de educação a distância não precisam estar previstos tanto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) quanto nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). ( ) As atividades como as avaliações, os estágios supervisionados, as práticas profissionais e as de laboratórios e defesa de trabalhos são realizadas online. ( ) Os polos de educação a distância deverão manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequadas aos projetos pedagógicos ou ao desenvolvimento da Instituição de Ensino ou de Curso.
A sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 944363 - Pedagogia, Legislação da Educação, COSEAC, 2023, UFF, Técnico em Assuntos Educacionais

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino.
Analise as afirmativas a seguir, de acordo com os pressupostos contidos na legislação:
I Os temas relativos ao ensino das relações étnico-raciais objetivam a divulgação e a produção de conhecimentos, bem como a adoção de atitudes e valores que respeitem a pluralidade étnico-racial, garantindo o respeito aos direitos legais e valorização de identidade.  II O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas. III Os conteúdos, competências, atitudes e valores sobre a Educação das Relações Étnico-raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana devem ser trabalhados de forma complementar aos componentes curriculares.
Das afirmativas acima, apenas

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