Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
II. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
III. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

Estão CORRETAS:

A meta número 2 (dois) do Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014 pretende universalizar o ensino de nove anos para a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos, garantindo que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas, quanto às estratégias propostas para o alcance dessa meta:
I- Centralizar, no âmbito dos sistemas de ensino, apenas a organização do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade nacional. II- Estimular a oferta do ensino fundamental, em especial dos anos iniciais, para as populações do campo, indígenas e quilombolas, nas próprias comunidades. III- Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas.
É correto o que se afirma em:

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, a ela a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas, que são:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo e norteador dos currículos da Educação Básica. Em relação à alfabetização, a BNCC define algumas capacidades/habilidades a serem desenvolvidas. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) Conhecer o alfabeto. ( ) Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. ( ) Dominar as famílias silábicas simples.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

A educação inclusiva vem adquirindo espaço de debate e desenvolvimento de políticas e estratégias de inclusão escolar. Sobre a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta:

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