Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Ao estudar o trajeto e as delimitações sobre a história da educação no Brasil, faz-se necessário um conhecimento amplificado, norteado em cima da história do Brasil, pois as inter-relações entre educação e sociedade sempre foram e são explícitas e extrínsecas, e constituem pontos relevantes em cima dos acontecimentos sociais que agregaram e conduziram a formação da educação do país. Em relação aos fatos verídicos na História da Educação Brasileira, analise.

I. O Decreto Federal nº 52.682, promulgado em 1963 pelo presidente João Goulart (1919-1976), criou, oficialmente, o Dia do Professor. O dia 15 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do professor porque essa data está relacionada à oficialização da criação dos cursos primários em todo o país pelo imperador D. Pedro I, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827.

II. O ministro de Getúlio Vargas, Francisco Campos, promoveu reforma no Ensino Secundário; tal reforma ficou conhecida por “Reforma Vargas” que criou, entre outras ações, os Exames de Madureza, que eram prestados por alunos nos estabelecimentos escolares estaduais ou federais, para adquirirem certificado de primeiro ou segundo grau.

III. Em 1932, surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento que defendia amplo leque de pontos, sendo a educação como função pública, a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
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O gráfico apresentado refere-se à expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em unidades. Esse gráfico mostra que

  • A. a educação profissional ficou praticamente estagnada por quase um século.
  • B. houve negligência política com a educação profissional desde a sua criação.
  • C. a expansão vinculou todas as escolas profissionalizantes a uma única rede.
  • D. o crescimento mais vigoroso esteve associado a um período político considerado conservador.
  • E. a maior expansão da educação profissional ocorreu em seus primeiros anos.
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Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação
  • A. a relação entre empregabilidade e polivalência, a relação com a realidade atual e o atendimento às demandas do mercado.
  • B. o foco no aluno como centro da formação e a preparação para o trabalho, para a atividade prática e para a competição.
  • C. o tecnicismo, o foco no aluno como centro da formação e o trabalho coletivo.
  • D. a relação entre educação e trabalho, a relação com a realidade atual, o trabalho cooperativo e a militância social e ativa.
  • E. o foco na ciência como centro da formação, a relação com a realidade atual, o trabalho competitivo e a responsabilidade social.
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Conforme Mario Alighiero Manacorda, nos textos Instruções e O Capital, Marx se refere aos termos politecnia e tecnologia para definir a escola do futuro. Esses termos referem-se, respectivamente,
  • A. à preparação pluriprofissional e à unidade de teoria e prática.
  • B. à formação intelectual e à divisão entre trabalho intelectual e manual.
  • C. à totalidade do trabalho e à sua divisão pormenorizada.
  • D. à especialização por área e à formação teórica e prática unificada.
  • E. à disponibilidade para vários trabalhos e à reprodução de uma técnica adquirida.
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Historicamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência
  • A. do fim da subordinação do homem aos meios de produção.
  • B. do interesse da classe operária pela ciência.
  • C. da adoção dos princípios da onilateralidade.
  • D. da hegemonia da educação socialista.
  • E. das transformações tecnológicas.
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Ao permitir o acesso da classe trabalhadora ao saber elaborado e historicamente acumulado, as classes dominantes buscam

  • A. valorizar a educação não formal dos trabalhadores.
  • B. imprimir os interesses capitalistas na educação dos trabalhadores.
  • C. promover uma educação pautada na práxis.
  • D. ampliar o acesso aos graus mais elevados do conhecimento científico.
  • E. diminuir a distância entre trabalho intelectual e trabalho braçal.
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Considere os dados contidos nos gráficos abaixo.

Os indicadores dispostos nos gráficos assinalam:

I. Em anos recentes, os segmentos juvenis brasileiros mantiveram relações variadas com a etapa do ensino médio, permitindo apreender movimentos de expansão, retraimento e estagnação das matrículas.

II. As taxas líquidas de matrículas no ensino médio, no período considerado, demonstra a ocorrência de um rejuvenescimento desta etapa da escolarização básica.

III. A taxa líquida de matrícula no ensino médio é a razão entre o número total de matrículas, independente da faixa etária, e a população correspondente na faixa etária prevista de 15 a 17 anos de idade.

IV. A taxa líquida de matrícula no ensino médio no ano de 2015 evidenciam que posição socioeconômica e pertencimento étnico racial de adolescentes condicionam as oportunidades de acesso à etapa do ensino médio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.
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A concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada
  • A. mais-valia.
  • B. conhecimento.
  • C. proletariado.
  • D. mundo do trabalho.
  • E. força de trabalho.
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No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.
  • A. O marco inicial desse processo é a fundação da Associação Nacional pela Formação de Professores, em 1924, que passou a organizar anualmente, a partir de 1927, as conferências nacionais de educação.
  • B. Nesse processo, o pensamento pedagógico brasileiro elegeu a ciência fenomenológica como a grande aspiração para orientar a reconstrução social do país.
  • C. Do início da década de 20 à década de 40 do século XX, a educação embasava-se predominantemente na ciência sociológica, tendo a década de 50 sido marcada por um deslocamento em direção à psicologia.
  • D. A ascensão da pedagogia ao estatuto científico ocorreu com o debate entre o positivismo de Skinner e o construtivismo de Piaget.
  • E. A reforma da instrução pública do Distrito Federal empreendida por Anísio Teixeira aspirava a um sólido embasamento científico, tendo inclusive acrescentado à estrutura educacional um Instituto de Pesquisas Educacionais.
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A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta.
  • A. Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho.
  • B. A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições.
  • C. Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET.
  • D. Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas.
  • E. A criação dos cursos superiores de tecnologia opuseram-se aos objetivos da economia de mercado para os países dependentes.
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