Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma,

I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros.

II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.

III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.
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Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1o ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso
  • A. promover práticas que ampliem o protagonismo das crianças indígenas e a submissão das crianças não indígenas.
  • B. assegurar que as crianças não indígenas sejam valorizadas em suas identidades étnicas, porque não cabe às crianças indígenas expressarem suas diferenças.
  • C. reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas.
  • D. fortalecer as crianças por meio de currículos e programas que desconsideram a cultura da comunidade indígena.
  • E. solicitar às crianças indígenas o retorno para as suas aldeias, para a garantia de sua educação.
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A sociedade brasileira é formada por diversas culturas, assim é importante compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Também é urgente constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos, educacionais e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atuam de forma marcante. Em função disso, é correto afirmar que
  • A. políticas públicas como as que reservam cotas de vagas nas universidades públicas colaboram para corrigir as desigualdades sociais.
  • B. as mulheres ocupam funções no mercado de trabalho em condições de igualdade com os homens em ocupações coincidentes.
  • C. todas as crianças negras ao estudarem nas escolas aprendem a valorizar a cultura e as tradições do povo negro.
  • D. os jovens e crianças descendentes de indígenas têm melhores condições de vida nas cidades brasileiras.
  • E. percentual significativo das crianças pobres de nosso país têm acesso às melhores escolas.
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Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio.

A partir desses dados é correto afirmar:

  • A. Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas.
  • B. Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho.
  • C. O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT.
  • D. O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas.
  • E. Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas.
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O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil:
  • A. políticas públicas efetivas na saúde e na educação além do aumento de emprego, principalmente para os jovens.
  • B. áreas de lazer, diversão e campanhas midiáticas que apresentam informações importantes para a população.
  • C. assistência hospitalar adequada, orientação à comunidade de forma objetiva e elevação da renda da população.
  • D. amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contato com a mãe e boa nutrição.
  • E. saneamento básico inadequado ou ausente, desnutrição, falta de assistência às gestantes e ausência de acompanhamento médico aos bebês.
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A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que

I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.

II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.

III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.
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Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,
  • A. garantir as condições adequadas de prédios escolares em virtude da falta de verbas públicas para atendimento de qualquer outro tipo de deficiência.
  • B. erradicar o analfabetismo, diminuir o abandono de jovens no ensino médio e ampliar o atendimento das crianças de zero a cinco anos.
  • C. investir na formação e condições de trabalho dos educadores e oferecer aulas de recuperação para crianças e jovens desconectadas da realidade em que vivem.
  • D. erradicar o analfabetismo, mesmo sabendo que esse investimento público prejudicará o atendimento dos outros níveis e modalidades de ensino.
  • E. agilizar as compras de materiais para o atendimento das escolas do país e ampliar a evasão escolar economizando recursos do sistema de transporte.
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Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência
  • A. recebam tratamento diferenciado e concorram com as demais pessoas sem direito a reserva de cotas.
  • B. fiquem obrigatoriamente em espaços especiais que permitam a observação de seu desempenho.
  • C. tenham até 20% das vagas do concurso, reservadas aos candidatos com deficiência aprovados no concurso.
  • D. tenham garantidas todas as possibilidades de participarem dos concursos, desde que exijam acompanhamento especial durante as provas.
  • E. possam assumir cargos com atribuições que não sejam compatíveis com as suas deficiências.
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São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:

I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.

II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.

III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.

IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. II e IV, apenas.
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O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
  • A. os sistemas educacionais no mundo por meio de uma série de testes em assuntos de leitura, matemática e ciências.
  • B. as redes escolares nos países da América Latina e Europa, no tocante ao seu desempenho acadêmico e gestão educacional.
  • C. os currículos escolares dos países em desenvolvimento, verificando seu nível de eficiência com relação à área de ciências e suas tecnologias.
  • D. os sistemas educacionais europeus e americanos, por meio de testes relacionados com língua materna e matemática.
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