Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

#Questão 943640 - Pedagogia, Educação Infantil, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

O historiador Philippe Ariès é considerado o pioneiro no campo da História a trazer a infância como objeto de estudo. Segundo o autor, até o século XII, a arte medieval desconhecia a infância. As crianças eram representadas nas obras como homens miniaturizados, sem nenhum traço de infância, revelando que o universo infantil não se distinguia do mundo adulto. No fim do século XVI e ao longo do século XVII, a sociedade passava por uma reforma nos costumes, que ocasionou o surgimento do “sentimento moderno de infância”.0
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 3. edição. São Paulo: LTC, 2021.
Considerando as concepções de infância dentro do contexto da Idade Média e Moderna, abordadas por Ariès, marque a alternativa incorreta

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.

I-A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. II-A aprendizagem escolar é considerada um processo natural no ambiente formal, que resulta de uma complexa atividade mental sistemática, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos e na qual a criança consiga sentir o prazer em aprender. III- Dificuldade de aprendizagem tem fator extrínseco à criança, vinculada a: procedência pedagógica relacionada com problemas no método, na estrutura de ensino, na adequação escolar e na relação professor/aluno; procedências socioeconômicas culturais e procedência ambiental do aluno. IV-Distúrbio de aprendizagem tem fator intrínseco à criança e está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e pontuais, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, como, por exemplo, a dislexia, a disgrafia e a discalculia.

#Questão 943699 - Pedagogia, Educação Infantil, OBJETIVA, 2023, Prefeitura de Ponte Alta - SC, Professor Anos Iniciais - 1º ano ao 5º ano

A compreensão do processo por meio do qual as crianças constroem o conceito de número possibilita aos professores tomar decisões didáticas de acordo com as necessidades e as características psicológicas dos seus alunos. O conceito de número deriva de operações lógicas, não se reduzindo apenas a uma delas. Em relação aos conceitos referidos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A _______________ é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento do pensamento, de forma que sua importância não se refere apenas à sua relação com o conceito de número, pois intervém na construção de todos os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. A ______________ tem como propriedades fundamentais a transitividade e a reciprocidade.

Em relação aos seis direitos de aprendizagem, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Como direito da criança, ela deve conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. II. É necessário propor momentos em que a criança possa explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações e elementos da natureza na escola e fora dela. III. É direito da criança participar ativamente, com adultos e outras crianças, do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador. IV. Como sujeito dialógico, criativo e sensível, a criança expressa suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens.

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos. Considerando organização de espaço, tempo e materiais, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. ( ) Desapropriação histórico-cultural dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América. ( ) A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização dependendo das suas formas de organização. ( ) A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis