Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

A educação infantil será oferecida em: 

Crianças de escola pública resgatam brincadeiras em livro em Campinas
Que Brincadeira é Essa!? foi escrito e ilustrado por dezenove alunos de seis a oito anos de idade. Bolinha de gude, carrinho de rolimã, pião e outros dezesseis jogos foram descritos.
    Para resgatar brinquedos e brincadeiras utilizados por crianças de décadas atrás, dois professores de uma escola pública do bairro Nova Sousa, em Campinas (SP), idealizaram um livro, que reúne a forma como crianças de seis a oito anos de idade de hoje entendem esses passatempos, considerados como ultrapassados na era digital. Que Brincadeira é Essa!? reúne dezenove diversões e foi publicado em novembro, com textos e desenhos dos próprios estudantes. Durante a produção, os jovens aprenderam a usar cada brinquedo e, como consequência, ganharam novas formas de integração social.     “Essas brincadeiras, diferentemente do videogame, estimulam, além da concentração, os exercícios físicos e a coletividade”, diz a professora Cristina Maria Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Cury Zákia. Ela e o professor de artes, Paulo César de Campos, desenvolveram a publicação com todos os alunos do 1.° ano do ensino fundamental. “Além da movimentação, tem a questão da disputa. Nos jogos eletrônicos, há um vencedor, mas em muitas dessas brincadeiras antigas, como pular corda, é só uma diversão”, complementou o professor.     A produção começou em agosto, a partir de outro projeto desenvolvido por Cristina com os alunos. “Uma vez por mês, levo toda a turma à casa de uma das crianças e geralmente ouço dos pais que elas não brincam mais como antigamente”, afirma a professora. A partir daí, cada uma das brincadeiras foi ensinada pelos professores às crianças.     Depois do processo de aproximação com os brinquedos, cada criança escolheu uma brincadeira e a descreveu. A revisão dos textos foi feita pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, João Wanderlei Geraldi. “Perguntei para ele [Geraldi] se deveria manter os termos usados, como ‘catar’. Ele me respondeu que sim, que isso é a linguagem dos alunos no texto. Depois, pediu para revisar todos”, explicou a professora, que é doutoranda pela universidade.
Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).



O ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, julgue os itens a seguir a respeito da prática dos professores apresentada na reportagem acima.


I A proposta dos professores está vinculada à concepção comportamental de aprendizagem, que a concebe como o resultado de um processo condicionado, em que as respostas ou reações são aprendidas por associação com os estímulos, após várias tentativas e erros.


II A proposta dos professores é um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.


III A proposta dos professores valoriza o processo de ensino-aprendizagem por habilidades e competências, sem a aquisição de conteúdos.


IV A proposta dos professores prioriza o trabalho individual no processo de aprendizagem.


V A proposta dos professores está vinculada a concepções de teóricos da psicologia cognitiva, como, por exemplo, as desenvolvidas por Vygotsky.


VI A proposta dos professores proporciona situações imaginárias, em que ocorrerão o desenvolvimento cognitivo e, também, uma fácil interação com outras pessoas, que contribuirão para a construção do conhecimento.


Assinale a alternativa correta.

#Questão 945693 - Pedagogia, Educação Infantil, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que se contrapõe ao conceito de LETRAMENTO: 

#Questão 943553 - Pedagogia, Educação Infantil, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia o fragmento de texto abaixo.
De zero a seis anos, ocorre um processo de complexidade do ser humano que não se repetirá durante seu desenvolvimento. As crianças, quando nascem, necessitam de cuidados mínimos e de atenção não muito complexa (comer e dormir certas horas e receber atenção às demandas a que o recém-nascido começa a fazer). Nesse contexto, do desenvolvimento infantil, uma criança de 02 anos é capaz de:
I. Brincar ao lado de outra criança mostrando mais independência. II. Formar frases, repete palavras e aponta imagens de um livro. III. Distinguir a realidade do faz de conta. IV. Falar com clareza grandes sentenças.
Está correto o que se afirma na alternativa:

#Questão 943555 - Pedagogia, Educação Infantil, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA EDUCAÇÃO INFANTIL

A rotina é utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir um atendimento de qualidade para as crianças. Nesse contexto, para a organização das atividades diárias da Educação Infantil, nas creches e pré-escolas a rotina é fundamental porque promove:
I. A dependência da criança em relação ao educador. II. O desenvolvimento da linguagem e da motricidade. III. A capacidade de interação com os colegas. IV. A construção do conceito de tempo. V. A fixação de atos exclusivamente mecânicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis