Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

O papel do professor/avaliador é o de observar cada criança em suas ações e manifestações de pensamento, de interpretar o significado do que a criança revela em determinado momento e conversar, agir, orientar, desafiar a ponto de a criança estabelecer novas relações, associações, refletir sobre suas ideias e modos de agir, apropriando-se de novos conhecimentos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. A observação e o acompanhamento individualizado das crianças, com registros de notas permanentes (boletim escolar) que constituam referências significativas para acesso ao ensino fundamental. II. A proposição de atividades ou situações de aprendizagem intencionalmente provocativas e reflexivas. III. O planejamento de ações educativas com base nas possibilidades e interesses das crianças em suas diferentes faixas etárias com foco nas múltiplas dimensões da aprendizagem. IV. O estabelecimento de um cenário educativo propício a múltiplas interações criança-criança e adultos-crianças.
Quais delas contêm exemplos que NÃO se aplicam à educação infantil?

Em relação ao brincar heurístico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O brincar heurístico não é útil para crianças mais velhas com dificuldades de aprendizagem, sendo específico para o trabalho com bebês.
( ) Para os pais, uma sessão de brincar heurístico oferece uma ocasião única em que eles podem sentar em silêncio e observar seu filho, sem sentir qualquer obrigação de controlar o comportamento dele.
( ) O brincar heurístico é uma prescrição, sendo que existe uma única maneira correta de fazê-lo.
( ) Grande parte do trabalho do adulto é feito fora da sessão de brincar heurístico. Ele coletará objetos, cuidando deles, assegurando-se de que aqueles que estejam porventura danificados sejam consertados e lavados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação aos projetos a serem desenvolvidos na educação infantil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Ao iniciar o projeto, o(a) educador(a) precisa fazer perguntas, questionar as crianças, além de saber ouvi-las atenciosamente, pois é o momento de descobrir o que as crianças desejam descobrir. II. À medida que o projeto avança, os professores refletem, exploram, estudam e planejam com as crianças modos de elaborar e estender o tema por meio de materiais, atividades, visitas, tudo que possa contribuir para enriquecer o trabalho. III. O projeto é um dos meios para se trabalhar isoladamente, sem interações com a comunidade escolar. Além disso, o uso de objetos e instrumentos com as crianças é extremamente proibido. As crianças são apenas receptoras de conhecimento. IV. Depois de determinado o tema de estudo pelo diretor da instituição, é planejada a atividade com os alunos, o que permite avançar com o projeto na busca pelas respostas, por informações, explicações dos fenômenos e verificação de hipóteses.

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O cuidar tem um papel ao educar na educação infantil, pois na maioria das vezes vemos as crianças como seres indefesos e inocentes, e até mesmos incapazes, mas essas são formas errôneas de se ver as crianças.
PORQUE
II.  Ao contrário do que pensamos, elas são surpreendentes e capazes de ações e atitudes inesperadas pelo adulto; é por meio das capacidades de pensar, agir, sentir das crianças que o educar deve ser fortalecido cada vez mais desde a creche.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Em relação à linguagem musical, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou, F se falsas.
( ) A presença do silêncio como elemento complementar ao som é essencial à organização musical. ( ) As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalho. ( ) As músicas de outros países não devem ser apresentadas, recomendando-se que a linguagem musical seja restrita apenas às cantigas infantis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis