Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Em relação aos métodos de alfabetização, analise as assertivas abaixo:
• Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. Nesse método, o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes. • No desenvolvimento do método, geralmente é escolhida uma ordem de apresentação “do mais fácil para o mais difícil”. Em várias propostas pedagógicas, o trabalho inicial desse método centra-se nas vogais e em seus encontros, como uma das condições para a sistematização posterior das sílabas. • Segue o princípio geral dos métodos sintéticos, de centrar a atenção do aprendiz em unidades menores e abstratas, a serem combinadas progressivamente.
Tais características correspondem, correta e respectivamente, a quais métodos?

O brincar heurístico refere-se a uma abordagem que coloca a criança no centro da aprendizagem para que assim ela tenha suas experiências potencializadas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as modalidades do brincar heurístico às suas respectivas características.
Coluna 1 1. Jogo heurístico. 2. Bandejas de experimentação. 3. Cesto dos tesouros.
Coluna 2 ( ) Modalidade preferencialmente pensada para bebês que ainda não engatinham, facilitando a experimentação autônoma de objetos – geralmente naturais ou feitos de madeira, de metal, de couro, borracha e pele.
( ) Possui três tipos diferenciados de materiais: objetos e entráculos, recipientes e sacolas ou caixas.
( ) Modalidade destinada preferencialmente àquelas crianças que já se locomovem com destreza ou já tenham adquirido o controle sobre sua marcha, por volta de um a dois anos de idade.
( ) Sua organização se dá em ilhas predominantemente investigativas que contemplam: materiais incontáveis/descontínuos, contáveis/contínuos e de apoio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Abuchaim (2021), o conjunto de documentos nacionais oficiais relativos aos critérios do que seria um atendimento de qualidade na Educação Infantil, bem como aqueles que tratam do currículo da Educação Infantil, endossam um conceito de qualidade baseado em premissas comuns. Sobre esse conceito de qualidade na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo:
I. A qualidade na Educação Infantil depende de várias instâncias responsáveis (desde os governos federal, estadual, municipal, passando pela gestão das unidades escolares e se estendendo aos profissionais que nela atuam).
II. A qualidade é construída em cada contexto, localmente, por meio de relações que envolvem agentes da educação e de outros setores, como saúde e assistência social, bem como famílias, crianças e comunidades.
III. A qualidade não pode ser mensurada pela presença de bens materiais, mas passa pela garantia dos direitos de todas as crianças, de forma equânime, ao desenvolvimento integral e às aprendizagens significativas e contextualizadas ao longo da primeira infância.
IV. A qualidade pode ser regulada por meio de cuidadosas e sistemáticas práticas de avaliação em larga escala de crianças na Educação Infantil, uma vez que os resultados ajudariam a vislumbrar o que deve ser aprimorado nos ambientes de aprendizagens, bem como nas práticas de professores e na gestão escolar e das redes.
Quais estão corretas?

#Questão 943619 - Pedagogia, Educação Infantil, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

A ludicidade enriquece as atividades em sala de aula e dinamiza as relações sociais no ambiente escolar, fortalecendo a relação entre o educador e o educando. Com os jogos e as brincadeiras, as crianças:
I. encontram o equilíbrio entre o real e o imaginário. II. apresentam desatenção e pouco estímulo. III. desenvolvem seu potencial cognitivo, motor e social. IV. incorporam valores, o desenvolvimento cultural. V. possibilitam apenas diversão e entretenimento.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#Questão 943621 - Pedagogia, Educação Infantil, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

Em relação à organização dos espaços, materiais e tempos para apoiar as práticas promotoras da igualdade racial na Educação Infantil, Silva Júnior (2012, p.19) afirma que “Considerar o espaço como ambiente de aprendizagem significa compreender que os elementos que o compõem constituem também experiências de aprendizagem. Os espaços não são neutros; sua organização expressa valores e atitudes que educam”.
SILVA JÚNIOR, Hédio, et.al. Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo, Instituto Avisa Lá,2012
Marque a alternativa que não está de acordo com o conceito apresentado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis