Questões sobre Educação e Filosofia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação e Filosofia

#Questão 1050460 - Pedagogia, Educação e Filosofia, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Psicologia

Considerando que os sistemas de ensino e as escolas encontram-se, atualmente, frente a novas demandas formativas, julgue o próximo item, relativos ao trabalho do psicólogo com professores e profissionais da educação.


A técnica dos encontros formativos tem por objetivo proporcionar reflexões que suscitem mudanças na prática docente. 

A valorização dos profissionais da educação é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas redes públicas do Brasil. No caso das políticas de valorização dos profissionais do magistério, recomenda-se: 

A filósofa Marilena Chauí na apresentação “Os trabalhos da memória” do livro Memória e Sociedade: lembranças de velhos de Ecléa Bosi inicia afirmando: “O velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele. Esta, acredito, é a sua tese, Ecléa”. E, ao mesmo tempo indagando: “Por que temos que lutar pelos velhos? Mas, se os velhos são os guardiões do passado, por que nós é que temos de lutar por eles?”. A resposta às indagações de Marilena Chauí sobre o porquê da luta social pelos velhos está

Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, [...] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:

Moulin (2021) menciona que a Comunicação Não-Violenta (CNV), sistematizada por Marshall Rosenberg, é tida como um conhecimento prático que propicia compreensão, empatia e contribuição nas relações.


Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os componentes da CNV às suas respectivas características.


COLUNA I

1. Observação

2. Sentimentos

3. Necessidades

4. Pedidos


COLUNA II

(???) São considerados mensageiros das nossas necessidades humanas universais atendidas ou não atendidas.

(???) A sua expressão, de modo claro e específico, possibilita ao outro a oportunidade de colaborar com o que é importante para nós.

(???) Descrição factual de algo que aconteceu.

(???) São as motivações por trás do nosso fazer, falar e escolher.


Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis