Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

Uma das ideias na qual se fundamenta a pedagogia do oprimido é a de que o conhecimento que os indivíduos têm de si mesmos como oprimidos é prejudicado pela imersão em que se acham na realidade opressora; a sua aderência ao opressor não lhes possibilita a consciência de si como pessoa, nem a consciência de classe oprimida. A pedagogia do oprimido é um dos instrumentos para esta descoberta crítica. E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar superar a contradição opressores-oprimidos,

Em sociedades cuja estrutura conduz à dominação de consciências, prevalece a pedagogia das classes dominantes. Nesse sentido, os métodos da opressão não servem à libertação do oprimido. Contrapondo-se à educação tradicional, a pedagogia forjada com o oprimido é aquela que, ao desvelar o mundo da opressão, compromete-se com a transformação da realidade opressora.

À medida que avança, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo permanente de

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada filósofo/sociólogo da educação às suas principais ideias. 



Coluna 1


1. Imre Lakatos

2. Gaston Bachelard.

3. Larry Laudan.

4. Stephen E. Toulmin.


Coluna 2

( ) “Em que gênero de ocasiões e por quais processos e procedimentos, os conceitos fundamentais ou constelações de pressuposições características dos modos de pensamento corrente em uma geração humana são desacreditados e são abandonados a favor de outros conceitos ou pressuposições”.


( ) “A filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega”.


( ) “O objetivo da ciência consiste em obter teorias com uma elevada efetividade na resolução de problemas”.


( ) “O historiador da ciência deve tomar as ideias como se fossem fatos. O epistemólogo deve tomar os fatos como se fossem ideias, inserindo-as num sistema de pensamento”.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De modo geral, o neoliberalismo contesta a atuação do Estado na produção de bens e serviços e, de maneira mais radical, questiona a intervenção do Estado na oferta do ensino, o que projeta para a escola uma expectativa de alcance de desempenho baseado em resultados e amparado na lógica competitiva do mercado. Essa concepção opera mudanças no papel da escola, o que, segundo Laval (2019), nos coloca diante de “uma mutação da instituição escolar” (p. 23), que está associada a três tendências indissociáveis. São elas: 

#Questão 1127411 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

Um ponto importante a ser analisado quando se trata do currículo integrado é superar o histórico conflito em torno do papel da escola de formar para a cidadania ou para o trabalho. Por ser uma categoria ontológica, o trabalho mede a existência humana e a produção de bens, de conhecimento e de cultura.

Em relação aos pressupostos na organização do currículo do ensino médio integrado, são feitas as seguintes afirmativas:

I. O sujeito deve ser concebido como ser histórico-social.
II. A união do desenvolvimento pessoal com a preparação profissional deve ser a síntese da formação humana.
III. O trabalho deve ser um princípio educativo.
IV. O trabalho, a ciência e a cultura devem ser eixos fundamentais de uma formação completa e multidisciplinar.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis