Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

Conforme Paro (2001), se a escola deve preparar para alguma coisa, deve ser para a própria vida, mas esta entendida como o viver bem, no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. E aqui já há um segundo aspecto, corolário do primeiro, a ser considerado: não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver, ou seja, é preciso que a escola seja prazerosa para seus alunos desde já. A primeira condição para propiciar isso é que a educação se apresente como

#Questão 1116310 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

“Refere-se às decisões que adultos tomam para as crianças e por elas, em geral sem consultá-las, sem lhes dar voz ou sem criar espaços de escuta. Essa postura precisa ser repensada em contextos educacionais e sociais nos quais crianças crescem e convivem entre elas e com jovens e adultos.” (In: FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças - Os essenciais da infância: para início de conversa).

No trecho acima, a autora aborda o conceito de: 

#Questão 1116292 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Com base no capítulo “Algumas dimensões do alfabetismo matemático e suas implicações curriculares” de Gelsa Knijnik, presente na obra Letramento no Brasil: habilidades matemáticas, analise as afirmativas a seguir sobre a consideração de aspectos culturais e sociais no aprendizado da matemática.

I. O uso da calculadora e do cálculo mental, frequentes na vida cotidiana da população brasileira, representa práticas sociais que devem ser incorporadas e valorizadas no currículo escolar, pois refletem saberes culturais relevantes.
II. A análise de práticas culturais, como estratégias de cálculo em encartes de supermercado, reforça que o ensino de matemática deve priorizar o cálculo manual, desconsiderando o uso da calculadora e outras mídias tecnológicas.
III. A matemática oral e o uso da calculadora, entendidas como práticas que são constituídas pelo e constituintes do social e do cultural, devem ser articuladas e incorporadas ao currículo, para enriquecer o ensino e torná-lo mais significativo.
IV. O uso da calculadora e do cálculo mental na escola, embora frequente em contextos socioculturais mais vulneráveis, contribui para a exclusão e para a desmotivação dos alunos na aprendizagem da matemática escolar, a qual deve priorizar conteúdos abstratos ao invés de reproduzir as práticas cotidianas já vivenciadas pelos aprendizes.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

Refletir sobre o currículo implica pensar na identidade do trabalho com as crianças nas instituições de Educação Infantil. Nessa perspectiva, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. O currículo prescritivo e o interesse dos grupos dominantes estão imbricados em uma parceria histórica poderosa que estrutura essencialmente o currículo e efetivamente subverte qualquer tentativa de inovações ou reformas.


PORQUE


II. Essa teoria curricular poderia fornecer padrões residuais de reprodução social, mas sua crescente disfuncionalidade econômica põe em questão a sua permanência, em virtude dos interesses econômicos poderosos e das pressões globais.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

A educação, enquanto processo social, está inserida em um contexto de relações institucionais que influenciam sua estrutura e funcionamento. Considerando os aspectos sociológicos da educação, analise as afirmativas abaixo.

I. A escola é uma instituição social que reflete e reproduz as desigualdades presentes na sociedade, ao mesmo tempo em que pode atuar na sua superação.
II. A relação entre escola, família e comunidade é fundamental para a construção de uma educação significativa e contextualizada.
III. A educação tem como principal função a transmissão sistemática do conhecimento acadêmico, sendo sua influência na formação cultural dos indivíduos secundária.
IV. O sistema educacional está sujeito a influências políticas e econômicas, mas sua estrutura e funcionamento se dão de forma autônoma e imparcial dentro do contexto social.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis