Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

Durante uma atividade em sala, um professor percebe que um aluno busca constantemente validação e demonstra sinais de insegurança. O que essa situação pode indicar sobre a relação afetiva desse aluno com os adultos de referência?

A educação patrimonial visa promover a disseminação de informações sobre o patrimônio cultural e a utilização desse patrimônio como fonte de conhecimento e aprendizado. Entretanto, um grande desafio é incluir o patrimônio cultural no currículo escolar, seguindo os passos do que vem ocorrendo com o tema meio ambiente. É preciso restabelecer o vínculo entre a educação e a cultura brasileira, assim algumas estratégias favorecem a valorização da educação patrimonial, dentre elas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Capacitação e formação de pessoal, desde técnicos à comunidades envolvidas nas atividades de preservação.
(__)Diminuição das parcerias entre municípios e estados.
(__)Diversificação de programas e metodologias implantadas nessa área.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

#Questão 1107247 - Pedagogia, Legislação da Educação, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o eixo que supõe: o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, se refere à:

#Questão 1107248 - Pedagogia, Legislação da Educação, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê as medidas de proteção à criança e ao adolescente que são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados, em função de:

"Um, dois, feijão com arroz/ Três, quatro, feijão no prato/ Cinco, seis, feijão inglês/ Sete, oito, comer biscoito/ Nove, dez, comer pastéis...".
O texto acima refere-se à uma brincadeira com conteúdos específicos, destinados a fixar ou ensinar algo, como por exemplo os números, denominada de: 

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