Questões de Pedagogia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2010

#Questão 170088 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibramse, ocorre a adaptação intelectual.

#Questão 170090 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.

#Questão 170092 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação formativa consiste na verificação de ausência ou presença de requisitos necessários à aprendizagem de conhecimento novo.

#Questão 170096 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Com relação à avaliação escolar e aos seus objetivos, julgue os itens que se seguem.

Por meio da avaliação diagnóstica, realiza-se a retroalimentação do processo de avaliação, auxiliando o aluno em seu crescimento individual e estimulando sua capacidade de se autoavaliar.

#Questão 170099 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Os objetivos de ensino orientam a escolha dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis