Questões de Pedagogia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2010

#Questão 170131 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

O movimento do escolanovismo foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros.

#Questão 170134 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Foram a expressão do conservadorismo e do tradicionalismo as reformas na educação promovidas por Lourenço Filho no Ceará em 1923, as propostas por Anísio Teixeira na Bahia em 1925 e as de Francisco Campos em Minas Gerais em 1927.

#Questão 170136 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das atuações mais importantes dos jesuítas era a catequese, que consistia em um esforço para acentuar a semelhança e apagar as diferenças entre os homens, tornando o não cristão, ou seja, o indígena, o infiel ou o herege, cristão.

#Questão 170139 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com os críticos do ensino jesuítico, este promoveu a separação entre a escola e a vida, visto que, por meio dele, não se transmitiam aos alunos as inovações da época.

#Questão 170142 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na Ratio Studiorum, previam-se castigos e admoestações, como as punições físicas que deveriam ser aplicadas pelos mestres.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis