Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

#Questão 171764 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil (Prova 2

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como

#Questão 171767 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Considere as afirmações abaixo.

I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.

II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.

III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...

As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:

#Questão 171768 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Para Luiz Carlos de Freitas, a forma de funcionamento da escola não é ingênua e nem sem propósitos definidos, pois apresenta uma maneira particular de organizar os

#Questão 171770 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Analise as afirmações abaixo.

Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?

Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?

Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?

Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há

#Questão 171773 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Considere os desafios de uma escola.

I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"

II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.

III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.

(SME, Revista Educação 04)

Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis