Questões de Pedagogia do ano 2004

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

#Questão 171795 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.

Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,

#Questão 171797 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

A escola que nos foi legada pela sociedade ocidental moderna começou por separar adultos de crianças, católicos de protestantes. Ela também se fez diferente para os ricos e pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas.

Sobre a construção escolar das diferenças, Guacira Lopes Louro nos afirma que a escola

#Questão 171799 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,

I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.

II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.

III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em

#Questão 171801 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Segundo a autora, esta experiência exemplifica algo que merece ser melhor examinado, a saber:

#Questão 171803 - Pedagogia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental (Prova 1

Segundo Miguel Arroyo, a transgressão de formas de gestão tão centralizadas e normatizadas tem o sentido de um aprendizado: o aprendizado da

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