Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. A detecção de cáries radiográficas é especialmente adequada para identificar lesões dentinárias, portanto, é útil no acompanhamento de lesões oclusais.

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. O exame radiográfico apresenta baixa especificidade e alta sensibilidade para detecção de lesões incipientes em esmalte, portanto, é útil para diagnóstico de lesões cariosas proximais.

Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Para esse procedimento, o operador deve usar, como equipamento proteção individual, luvas, máscara, gorro e jaleco, sendo que os óculos de proteção podem ser dispensados.

Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para a abordagem do dente em questão, o anestésico local a ser utilizado não pode conter vasoconstritor, sob risco de provocar contrações uterinas.

Em caso de realização de procedimento restaurador em primeiro molar permanente inferior com lesão de cárie de profundidade média em uma criança de sete anos de idade, considerando utilização de isolamento relativo, com relação à anestesia, julgue os itens a seguir. Reações adversas à anestesia podem ocorrer em caso de superdosagem ou injeção intravascular acidental. Mal-estar, ansiedade e confusão mental são os primeiros sinais subjetivos, e tremores, fala desordenada seguida de convulsão podem caracterizar os sinais objetivos. Em casos mais graves, pode ocorrer inconsciência e parada respiratória, seguida de parada cardíaca.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis