Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

O plano de tratamento integrado do paciente pode ser dividido genericamente em três fases: adequação do meio bucal, fase restauradora e manutenção. O tratamento periodontal está presente em todas elas, exigindo, para se obter sucesso com a terapia, o diagnóstico correto da condição periodontal do paciente, com anamnese direcionada e exame periodontal completo e detalhado, anotado em ficha específica (periograma). Acerca do exame periodontal, julgue os itens a seguir. A profundidade de sondagem é o parâmetro pelo qual as medidas do periograma inicial serão comparadas anualmente, porque se trata de uma medida precisa e pouco sujeita a variações.

O plano de tratamento integrado do paciente pode ser dividido genericamente em três fases: adequação do meio bucal, fase restauradora e manutenção. O tratamento periodontal está presente em todas elas, exigindo, para se obter sucesso com a terapia, o diagnóstico correto da condição periodontal do paciente, com anamnese direcionada e exame periodontal completo e detalhado, anotado em ficha específica (periograma). Acerca do exame periodontal, julgue os itens a seguir. Por profundidade de sondagem ou profundidade de bolsa compreende-se a medida da margem gengival à crista óssea alveolar, em milímetros.

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. O exame radiográfico deve ser realizado indistintamente em todos os indivíduos.

Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Recomenda-se avaliação na primeira semana, e após 30, 60 e 120 dias após o trauma.

A frustração com os resultados da biomedicina, crescentemente caudatária dos interesses do complexo médico industrial, e responsável ela própria por provocar riscos e danos, fez com que surgisse, a partir sobretudo da década de 1960, e em várias partes do mundo ocidental, um pensamento crítico ao modelo e voltado para revalorizar as dimensões sociais e culturais determinantes do processo saúde-doença, ultrapassando o foco exclusivo de combater a doença somente depois de instalada. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir. A doença não é mais que um constructo que guarda relação com o sofrimento, com o mal, mas não lhe corresponde integralmente. Quadros clínicos semelhantes, ou seja, com os mesmos parâmetros biológicos, prognóstico e implicações para o tratamento, podem afetar pessoas diferentes de forma distinta, resultando em variadas manifestações de sintomas e desconforto, com comprometimento diferenciado de suas habilidades de atuar em sociedade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis