Questões de Nutrição da COTEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da COTEC

Os desvios nutricionais nos idosos são agravados não só pelas alterações fisiológicas, que geralmente acarretam um declínio das funções orgânicas, mas também pelos aspectos socioeconômicos, pela dependência física e mental e pelos efeitos secundários do uso concomitante de vários tipos de medicamentos. Sobre os fatores que acometem o consumo alimentar do idoso, julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A xeroftalmia reduz acentuadamente a ingestão de alimentos nos idosos, por causar dificuldades de mastigação e deglutição, levando-o a evitar determinados alimentos, predispondo-o ao risco nutricional.
( ) O aumento da cárie dental, as infecções periodontais, o uso de próteses mal ajustadas e a xerostomia são fatores responsáveis pelo declínio da saúde oral nos idosos.
( ) O declínio, na secreção ácida do estômago, compromete a absorção de vitamina B12, favorecendo o desenvolvimento de anemia falciforme e sintomas neurológicos desmielinizantes.
( ) O isolamento social, a ausência de papel social e a consequente baixa autoestima têm influência relevante no consumo alimentar, pois fragilizam o idoso podendo afetar o apetite.
( ) A renda influencia o acesso aos alimentos, podendo interferir fortemente na deterioração do estado nutricional dos idosos e tornando o acesso aos alimentos desequilibrado e deficiente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

Sobre os indicadores antropométricos da obesidade e o risco de doenças cardiovasculares, julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA

A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas a seguir e assinale a afirmativa CORRETA.

A edificação e as instalações de Unidades de Alimentação e Nutrição devem ser compatíveis com todas as operações realizadas. Para isso, a separação entre as diferentes atividades deve ser feita por meios físicos ou por outros meios eficazes, de forma a evitar a contaminação cruzada. Para as portas das áreas de preparação e armazenamento de alimentos, a Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA – RDC n.º 216/2004 recomenda:

Boas práticas são normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de qualidade de um serviço de alimentação, que deve ser avaliado por meio do controle dos seguintes itens, EXCETO

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis