Questões de Nutrição da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre avaliação do estado nutricional.

Considere que uma gestante, na sexta semana de gestação, tenha sido considerada obesa, já que seu índice de massa corporal (IMC) estava acima de 30 kg/m2. Nessa situação, a prescrição de dieta a essa gestante deve considerar como meta que ela atinja, até o final da gestação, um IMC adequado, ou seja, entre 20 kg/m2 e 25 kg/m2.

A introdução de alimentação complementar deve considerar a maturidade fisiológica e neuromuscular da criança. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a alimentação complementar deve ter consistência mais espessa desde sua introdução e deve ser oferecida com colher. Essa alimentação deve, ainda, ser composta por frutas, hortaliças e cereais, exceto trigo, aveia, cevada e centeio.

A introdução de alimentação complementar deve considerar a maturidade fisiológica e neuromuscular da criança. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A curto prazo, alimentação complementar precoce pode determinar obesidade.

A ingestão dietética de referência — dietary reference intake (DRI) — considera os quatro valores a seguir: necessidade média estimada — estimated average requirement (EAR) —, ingestão dietética recomendada — recommended dietary allowance (RDA) —, ingestão adequada — adequate intake (AI) — e limite superior tolerável de ingestão — tolerable upper intake (UL). Considerando que esse programa seja utilizado na elaboração do plano alimentar para uma nutriz, julgue os itens que se seguem.

No atendimento às necessidades nutricionais da nutriz eutrófica, deve-se prescrever uma dieta que supra a demanda energética adicional de 500 kcal/dia nos primeiros seis meses de lactação, com redução gradual após esse período.

Quanto a leite humano e aleitamento materno, julgue os itens de 76 a 78.

A partir do último trimestre de gravidez, o controle da produção do leite humano (lactogênese I) é autócrino; após o parto, com o estabelecimento da lactação (lactogênese II), o controle passa a ser endócrino.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis