Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

Assinale a opção que apresenta corretamente a atribuição do profissional nutricionista como parte de uma equipe multiprofissional de Terapia de Nutrição Enteral (TNE). 

Julgue o item que se segue. 


As fórmulas infantis via enteral envasadas em seringas devem ser retiradas do refrigerador do lactário ou copa da unidade de internação cerca de 30 minutos antes do horário para administração e não devem ser aquecidas, sendo mantidas em temperatura ambiente para “degelo”, em área climatizada, até o momento da entrega à enfermagem para administração. 

O uso de bombas de infusão é especialmente indicado para sondas em posição jejunal. Na nutrição enteral, elas garantem a precisão e a segurança na administração dos volumes prescritos, previnem intolerâncias gastrointestinais e o risco de broncoaspiração secundária ao refluxo gástrico residual e/ou distúrbios do esfíncter esofágico inferior. 

Sobre o armazenameto de dietas enterais, fórmulas infantis e leite humano, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) O armazenamento de fórmulas infantis deve ser realizado em temperaturas entre 0°C e 4°C, num período máximo de 12 horas para formulações não autoclavadas. ( ) As dietas enterais industrializadas em pó, após a diluição, assim como as dietas enterais industrializadas líquidas, deverão ser mantidas sob refrigeração de 2°C a 8°C, por no máximo 24 horas. ( ) O armazenamento de fórmulas infantis deve ser realizado em temperaturas entre 0°C e 4°C, num período máximo de 24 horas para formulações autoclavadas. ( ) O porcionamento do leite humano ordenhado cru, deverá ser feito em bancada exclusiva e/ou em horários distintos da manipulação de outros produtos.

Sobre nutrição enteral e parenteral, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A nutrição enteral consiste em alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição química definida ou estimada, especialmente elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializadas ou não, utilizado exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
II. As complicações da nutrição enteral podem ser mecânicas, gastrointestinais e metabólicas. As mecânicas ocorrem basicamente devido ao posicionamento inadequado da sonda. As gastrointestinais devem-se à osmolaridade e à velocidade de infusão da dieta, e as metabólicas geralmente são causadas pelo uso de fórmulas inadequadas às necessidades específicas do paciente e/ou modo de infusão inapropriado.
III. A nutrição parenteral é definida como uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
IV. A nutrição enteral é indicada quando o trato gastrointestinal está comprometido por doença ou tratamento ou a via parenteral for insuficiente para suprir as necessidades nutricionais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis