Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

Analise as afirmativas abaixo em relação às atribuições do nutricionista na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
1. Indicar e prescrever a TNE. 2. Formular a Nutrição Enteral (NE), estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento segundo horários e formas de apresentação. 3. Analisar o custo e o benefício da TNE no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar. 4. Assegurar a manutenção da via de administração. 5. Adequar a prescrição dietética, em consenso com o médico, com base na evolução nutricional e tolerância digestiva apresentadas pelo paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Com relação à Terapia Nutricional Imunomoduladora, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – É a administração de dieta exclusivamente oral que contém nutrientes que visam a restauração e manutenção da resposta imunológica.

II – Pode ser indicada para pacientes que passam por cirurgia de grande porte.

III – Não é recomendada em casos de pacientes desnutridos com câncer. 

A terapia nutricional enteral poderá ser indicada tanto como via exclusiva para administração de calorias e nutrientes quanto na forma de suplementação, associada à via oral e/ou parenteral. Quanto mais precoce se instalar uma terapia nutricional bem conduzida, melhor será a repercussão sobre o estado nutricional do paciente e na diminuição das suas complicações cirúrgicas. Considerando as características do suporte nutricional enteral, analise as afirmativas a seguir.
I. Os nutrientes que mais afetam a osmolalidade de uma solução são as proteínas, que apresentam efeito osmótico maior que os carboidratos e os lipídeos. O estômago tolera dietas com osmolaridade mais elevada; porções mais distais do trato gastrointestinal já respondem melhor às formulações isosmolares.
II. No posicionamento pós-pilórico, se o método escolhido para a infusão de dieta for a intermitente, o volume a ser infundido não poderá ser muito elevado, variando entre 200 e 300 mL em cada horário, embora existam casos de tolerância de até 500 mL/horário.
III. No posicionamento pós-pilórico, a técnica de gotejamento costuma ser a mais indicada se comparada com a em bolus, pela primeira ser associada a menor número de intercorrências digestivas (distenção abdominal, náuseas, vômitos e diarreias).
Está correto o que se afirma em

Como se sabe, a Terapia Nutricional Enteral apresenta algumas contraindicações. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Isquemia ou obstrução intestinal.

II – Síndrome Compartimental Abdominal.

III – Quadro de choque. 

Com relação às doenças relacionadas à Terapia Nutricional Enteral, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – anorexia nervosa.

II – neoplasias.

III – atresia do esôfago.

IV – doenças inflamatórias intestinais. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis