Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral

A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave, publicada em 2023, formula linhas de tratamento baseadas no contexto multidisciplinar, promovendo a uniformização das práticas de terapia nutricional.
Quanto ao documento supracitado referente ao suporte nutricional enteral e parenteral, é correto afirmar que 

Analise as proposições sobre a dietoterapia na nutrição enteral e parenteral:

I – A nutrição enteral é preferencial sempre que o trato gastrointestinal estiver funcional, pois preserva a integridade da mucosa.
II – A infusão de soluções hiperosmolares por via parenteral não demanda controle glicêmico, pois a osmolaridade não afeta a homeostase da glicose.
III – Na escolha de fórmulas enterais, a densidade calórica e a distribuição de macronutrientes devem corresponder às necessidades metabólicas do paciente.
IV – A nutrição parenteral domiciliar é inviável, pois se limita ao ambiente hospitalar, sem protocolos de transição.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A nutrição enteral é amplamente utilizada para pacientes que não conseguem atender suas necessidades nutricionais pela via oral. Sobre a indicação, técnica de administração, preparo e distribuição da nutrição enteral, analise as afirmativas:


I. A escolha da fórmula enteral deve considerar a condição clínica do paciente, mas a composição nutricional não precisa ser ajustada para necessidades específicas.

II. A técnica de administração intermitente é indicada principalmente para pacientes com risco aumentado de intolerância gástrica.

III. A manipulação das fórmulas enterais em ambiente hospitalar requer o uso de técnicas assépticas rigorosas para minimizar o risco de contaminação microbiológica.

IV. A administração contínua de nutrição enteral é a mais indicada para pacientes críticos, devido à menor sobrecarga metabólica e digestiva.


Estão corretas as afirmativas:

Um paciente internado com diagnóstico de síndrome do intestino curto apresenta dificuldades na absorção de nutrientes e sinais clínicos de desnutrição. Considerando a abordagem nutricional para esse caso, assinale a alternativa que contém a melhor conduta a se tomar. 

A nutrição enteral é uma alternativa para pacientes que não conseguem ingerir alimentos por via oral. A via de administração mais indicada para nutrição enteral prolongada é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis