Questões sobre Dietoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dietoterapia

Julgue o item que se segue. 


Entre os alimentos proibidos na dieta pastosa, incluem-se as torradas, os biscoitos, as frutas cristalizadas, as raízes assadas e a carne vermelha assada.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da Pressão Arterial (PA). Associa-se, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares. Tem alta prevalência e baixas taxas de controle; é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Sobre o tratamento nutricional da HAS, analise as afirmativas a seguir.
I. A adição de potássio na dieta de forma suplementada, ou por meio de uma dieta com alimentos ricos nesse mineral, pode ser um adjuvante eficiente na terapia farmacológica anti-hipertensiva dos pacientes com hipertensão arterial.
II. O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como polifenóis, o magnésio e o potássio, que podem favorecer a redução da PA. A cafeína é capaz de elevar agudamente a PA, por mais de três horas, mas o consumo regular leva à tolerância. A ingestão de café a longo prazo não tem sido associada à maior incidência de HAS. Contudo, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que o consumo de café não exceda quantidades baixas a moderadas.
III. Os laticínios podem conter constituintes com potencial efeito benéfico, como a proteína do soro do leite (whey protein), o cálcio, o magnésio, os probióticos, dentre outros. Alguns ensaios clínicos randomizados sugerem efeito hipotensor modesto, em especial, os realizados com laticínios pobres em gordura e com proteínas do leite.
Está correto o que se afirma em

Há pouco mais de duas décadas, a identificação de um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares, tais como obesidade, hiperglicemia, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia visa caracterizar possível predisposição para complicações do aparelho circulatório, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o termo unificado de Síndrome Metabólica (SM), considerando os fatores de risco mencionados apenas no final da década de 1990. Considerando os critérios do NCEP ATP III, analise os resultados da avaliação antropométrica, bioquímica e da pressão arterial de três pacientes para posterior classificação da SM:
Imagem associada para resolução da questão

Quem seria diagnosticado com síndrome metabólica pelo critério mencionado? 

#Questão 935853 - Nutrição, Dietoterapia, COSEAC, 2023, UFF, Nutricionista/ Habilitação: Clínica

A tuberculose (TB) é transmitida pelo “Mycobacterium tuberculosis” (bacilo de Koch), continua sendo considerada um problema de saúde pública e tem como sintomas tosse persistente (por mais de duas semanas), produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. São sinais e sintomas da TB com relevância nutricional: 

#Questão 935873 - Nutrição, Dietoterapia, COSEAC, 2023, UFF, Nutricionista/ Habilitação: Clínica

Uma mulher, de 52 anos de idade, medindo 160 cm de estatura, com peso corporal 82 kg, hipertensa, foi atendido numa unidade de saúde. Após a aferição do peso, a paciente informou ao profissional nutricionista que no mês anterior estava pesando 86kg. O diagnóstico antropométrico, de acordo com o Índice de Massa Corporal é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis