Questões sobre Dietoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dietoterapia

#Questão 1122258 - Nutrição, Dietoterapia, IBAM, 2025, Prefeitura de Guarulhos - SP, Atenção Básica/Saúde da Família - Nutrição

Os transtornos alimentares (TA) são condições psiquiátricas que podem causar sérias complicações clínicas, principalmente devido à restrição alimentar autoimposta e ao uso de práticas inadequadas para controle de peso, como vômitos induzidos e uso de diuréticos, laxantes, anfetaminas e enemas. Com relação ao cuidado nutricional para as pessoas com transtornos alimentares, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O cuidado nutricional para as pessoas com TA segue a mesma sequência dos demais tratamentos nutricionais: avaliação nutricional inicial; formulação do diagnóstico nutricional; intervenção e acompanhamento (com reavaliações).

II. A intervenção deve ser construída junto com o paciente e, em alguns casos, com seus familiares.

III. O cuidado nutricional das pessoas com TA deve ser feito de forma individualizada e compreender técnicas e procedimentos da dietoterapia (no caso da anorexia), da educação alimentar e do acompanhamento nutricional.

#Questão 1122260 - Nutrição, Dietoterapia, IBAM, 2025, Prefeitura de Guarulhos - SP, Atenção Básica/Saúde da Família - Nutrição

Os prebióticos são componentes alimentares que resistem à digestão pelas enzimas endógenas do trato gastrointestinal e promovem benefícios ao hospedeiro, estimulando de forma seletiva o crescimento e/ou a atividade de determinadas bactérias no cólon. Nesse contexto, analise a afirmativa abaixo:

A fermentação bacteriana adquiriu relevância clínica devido aos seus efeitos metabólicos significativos na fisiologia do intestino grosso. Pesquisas indicam que esse processo, ao favorecer a produção de ___________________, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.

Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.

Com base nas condições relacionadas ao HIV e suas implicações nutricionais específicas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Criptosporidiose.


(2) Pneumonia por Pneumocystis jirovecii.


(3) Candidíase.



( ) Infecção causada por fungos – Implicações nutricionais: febre, calafrios, falta de ar, perda de massa corporal, fadiga.


( ) Infecção intestinal causada por um parasito – Implicações nutricionais: diarreia aquosa, cólicas abdominais, desnutrição, perda de massa corporal, desequilíbrio eletrolítico.


( ) Infecção causada por fungos ou leveduras – Implicações nutricionais: úlceras bucais, dificuldade de mastigação e deglutição, alterações no paladar.

Com o objetivo de prevenir a deficiência de ferro, principalmente entre crianças e gestantes, a OMS recomenda:

I - a suplementação profilática de ferro para gestantes, ao iniciarem o pré-natal, independente da idade gestacional até o terceiro mês pós-parto.
II - a suplementação profilática de ferro para criança pré-termo e criança de baixo peso, após 01 mês de idade ou no início da alimentação complementar.
III - incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, evitando a oferta de chá e água.

É CORRETO o que se afirma em

      A nova definição de obesidade como uma doença crônica e sistêmica, publicada em janeiro de 2025, representa um marco na ciência e na saúde pública, promovendo avanços em diagnósticos mais precisos, tratamentos baseados em evidências e no combate ao estigma associado à condição. Desenvolvida por um grupo de 58 especialistas internacionais, incluindo profissionais de saúde e indivíduos com experiência vivida na obesidade, essa nova abordagem reflete a complexidade multifatorial da condição, rompendo com o reducionismo do índice de massa corporal (IMC) como único critério de avaliação. Novas ferramentas de diagnóstico foram incorporadas.       [...]
Disponível em: https://www.crn3.org.br/noticia/nova-classificacao-da-obesidade-combate-estigmas-e-promoveavancos-em-diagnosticos-e-politicas-publicas. Acesso em: 03 fev. 2025.

Entre os principais avanços da nova classificação estão:

I - A distinção entre obesidade clínica, que afeta indiretamente órgãos e funções corporais, e obesidade pré-clínica, que identifica riscos elevados antes do comprometimento da saúde.
II - Critérios mais precisos: novas ferramentas de diagnóstico incorporam medidas como circunferência da cintura, razão cintura-altura e avaliações funcionais, aumentando as limitações do IMC para uso individual.
III - Tratamento inclusivo: direcionado à melhora das manifestações clínicas e prevenção de complicações, com recomendações baseadas em evidências.

É CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis