Questões de Nutrição do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2018

A respeito da terapia nutricional em paciente com doença renal crônica, julgue os itens a seguir. Na fase não dialítica, a oferta proteica deve ser ajustada pelo estadiamento da doença de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG), sendo recomendada a oferta de 0,8 g/kg/dia a 1,0 g/kg/dia nos estágios 1 e 2 (TFG > 60 mL/min), além da oferta energética de 35 kcal/kg/dia para adultos.

A respeito da terapia nutricional em paciente com doença renal crônica, julgue os itens a seguir. Durante a terapia hemodialítica crônica, recomenda-se restrição proteica com oferta de 0,6 g/kg/dia a 0,8 g/kg/dia, com o objetivo de preservar a função renal remanescente e retardar a evolução da doença.

No que diz respeito à avaliação do estado nutricional mediante métodos subjetivos, julgue os itens subsecutivos. A avaliação por meio do exame físico investiga alterações orgânicas decorrentes da ingestão alimentar inadequada e(ou) dos efeitos catabólicos impostos pela doença. A presença de depleção das musculaturas intercostais e subcostais leva a uma menor força respiratória e, associada ao comprometimento das musculaturas paravertebrais, aumenta a suscetibilidade a infecções respiratórias devido à preferência pelo decúbito dorsal.

No que diz respeito à avaliação do estado nutricional mediante métodos subjetivos, julgue os itens subsecutivos. A miniavaliação nutricional (MAN) consiste em um questionário de triagem nutricional cujo objetivo é identificar adultos com até quarenta e cinco anos de idade que apresentem desnutrição e que possam se beneficiar de intervenção nutricional precoce.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à fisiopatologia e à terapia nutricional nas doenças do aparelho digestório e anexos. Na terapia nutricional de paciente com a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a prevenção de episódios de refluxo envolve a oferta de dieta hipolipídica, evitando-se alimentos e preparações gordurosas, uma vez que o hormônio colecistoquinina (CCK) diminui a pressão do esfíncter esofagiano inferior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis