Listagem de Questões sobre Geral
Julgue os itens que se seguem, acerca da música e sua relação social.
I Em uma sociedade pobre em rituais públicos de passagem, sobretudo de passagem para a velhice, nos momentos em que os velhos se entregam às reminiscências, eles podem construir pequenos rituais de reforço à sua identidade e a seu papel no grupo social.
II Por meio da rememoração, o indivíduo pode voltar ao tempo passado e tornar presentes fatos possíveis que, reelaborados, lhe sirvam de introspecção, e que lhe traga novas possibilidades.
III A musicoterapia pode lançar mão de técnicas que facilitem diversos processos, como, por exemplo, reabilitação, readaptação, prevenção, promoção de saúde.
Assinale a opção correta.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das afirmativas abaixo se relaciona corretamente à idéia da música como um produto cultural e histórico?
As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia na história da música estão relacionadas às transformações históricas da sociedade em que se situa o compositor que utiliza tais ferramentas.
As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia da música determinam as transformações naturais da sociedade.
Músicos são pessoas dotadas de genialidade e, por isso, sua produção independe do tempo e do espaço geográfico em que se situam.
As obras musicais são resultados do esforço individual do compositor
Escuta, envolvimento e compreensão são domínios de uma apreciação significativa, porque:
1) favorecem a percepção e a identificação de elementos da linguagem musical.
2) oportunizam a discussão sobre os elementos da linguagem musical, de instrumentos e materiais sonoros.
3) restringem as relações, a reflexão e explicitação de reações sensoriais e emocionais relacionadas à obra musical.
O correto está em:
1 e 2, somente.
1 e 3, somente.
1, 2 e 3.
2 e 3, somente.
Interpretar, improvisar e compor situam-se como atividades de comunicação e expressão em música quando permitem:
tanto a execução instrumental/vocal criativa de idéias pessoais e/ou grupais, quanto a sua percepção por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
a manifestação de idéias pessoais e/ou grupais.
a repetição de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
a leitura de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.
O Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar as características da educação musical de seu público. Em geral, essas características correspondem a duas categorias de realidade educacional: (I) formal e (II) informal, que podem ser compreendidas, respectivamente, como:
(I) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.
(I) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente.
(I) não institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.
(I) institucionalizada, cronologicamente gradual, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) não institucional.
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