Listagem de Questões sobre Geral
Considerando o trinômio ação-relação-comunicação, julgue os itens a seguir.
I Musicoterapia prescinde da neuropsicologia para o direcionamento de estudos acerca de aspectos cognitivos e comportamentais das demências.
II Às diversas modalidades do funcionamento cerebral juntamse os aspectos emocionais envolvidos na apreciação e interpretação musicais, além de aspectos subjetivos, como preferência musical, educação, cultura e interesse.
III A música, como linguagem, é regida por um sistema em que estão presentes signos compostos de significantes próprios ou musicantes, mas de significados idênticos ao do sistema da linguagem verbal.
Assinale a opção correta.
Os sons são emissões pulsantes que, por sua vez, são interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. As músicas se fazem neste ligamento em que diferentes freqüências se combinam e se interpretam porque se interpenetram.
Wisnick, 1989: 17
Com referência ao tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Ao sinalizar a relação do som com o homem, o autor aponta para a essência da existência humana.
A harmonia é definida como uma seqüência horizontal de várias notas ao longo do tempo.
O som gerado pelo corpo somático - o pulso sanguíneo e certas disposições musculares, como piscar os olhos - apresenta uma seqüência de vários pulsos que, aos poucos, vai-se transformando em ritmo.
Enquanto existir um pulso, existirá uma vida, uma vida que emite som e que, portanto, é capaz de expressar ou comunicar algum sentimento, algum sentido.
A melodia, uma espécie de discurso ou fala musical, caracterizada pela combinação de uma seqüência ascendente ou descendente de diferentes alturas de sons (graves e agudos), com durações e acentuações variáveis, forma frases e períodos tal como ocorre na linguagem verbal, correspondendo às estruturas emocional e horizontal da música.
De acordo com Cervellin, quanto ao valor curativo da música, Aristóteles pode ser considerado um precursor da musicoterapia, pois a recomendava a pessoas dominadas por emoções não controláveis, afirmando que, após a audição de uma música capaz de comover sua alma, sentia-se tranqüilizado, a ponto de poder escutar os cantos sagrados, caracterizando esse fenômeno como uma espécie de cura ou purificação moral.
Considerando o texto e o assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
I A prática da cura por intermédio da música, que remonta à mais longínqua existência, renasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando foi introduzida nos postos de socorro, contribuindo para as melhoras apresentadas pelos feridos da guerra.
II A acepção geralmente atribuída à palavra musicoterapia, que resulta da junção de música e terapia, é a de cuidar, tratando o paciente com música, prática que se restringe a essa simples atribuição.
III A musicoterapia vem-se mostrando eficaz como tratamento não-medicamentoso para as demências, com bons resultados até mesmo em seu estágio mais avançado, no qual outros recursos de comunicação (verbal ou não-verbal) não conseguem alcançar.
IV Apesar de o ritmo apresentar estreita relação com o aspecto biológico do homem, ele nada tem a ver com a representação de seus sentimentos.
V Para a musicoterapia, a música é qualquer manifestação sonora, seja o som musical ou não, que compõe as vivências sonoras desde a fase intra-uterina, do nascimento até os dias atuais, ou até a morte.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta acerca de música e musicoterapia.
A música tem a mesma significação para o músico e para o musicoterapeuta.
A linha proximal que existe entre o músico e o musicoterapeuta é demasiadamente tênue para que se possa notar alguma diferença.
A música permite o alcance de muitos níveis da consciência, agindo como catalisadora de emoções profundas, podendo dar suporte à comunicação tanto verbal quanto não-verbal.
Tanto para o músico quanto para o musicoterapeuta, a música é uma relação que se constrói, o vínculo conquistado no momento da execução musical, uma comunicação verbal ou não-verbal facilitada pela música, uma comunicação a todo tipo de expressão.
No campo fisiológico, observa-se que, por meio da musicoterapia, podem-se alcançar o relaxamento muscular, a substituição da cronicidade da dor, mas, não, a diminuição da percepção da dor.
Assinale a opção incorreta acerca da musicoterapia e sua intervenção em indivíduos idosos.
Qualquer instrumento atende ao idoso na musicoterapia justamente porque estimula a facilidade de manuseio e a maior amplitude de movimento, contribuindo para um maior esforço requerido.
O momento em que a memória recente do idoso é ativada é extremamente gratificante, pois ele passa longo tempo tentando lembrar de determinadas letras de músicas e, quando consegue, realimenta-se, impulsionando-se a novas manifestações expressivas, indo daí para novas conquistas. Isso favorece o aumento da sua auto-estima, proporcionando mudanças de comportamento.
Certas músicas, por si só, produzem estímulos para a mobilização corporal. Na terapia, essas músicas são escolhidas para auxiliarem no relaxamento e na estimulação rítmico-sonora que proporcionam movimentos corporais, ajudando a melhorar os problemas osteomusculares e reativando as funções motoras.
O idoso tem o seu ritmo orgânico e físico alterado. Isso é perfeitamente normal e explica sua preferência por andamentos mais lentos, levando o musicoterapeuta a regular seu tempo pelo tempo do paciente com quem ele estiver trabalhando.
Faz parte do setting musicoterápico tudo o que pode estar envolvido com o desenvolvimento do processo de tratamento: sala de atendimento, instrumentos, gravadores, fitas, músicas, musicoterapeuta e pacientes.
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