Listagem de Questões sobre Geral
Assinale a opção incorreta quanto à prática nas sessões de musicoterapia.
Na técnica diretiva, o musicoterapeuta propõe atividades ao paciente e(ou) grupo de forma diretiva e ativa, podendo utilizar, separadamente ou em conjunto, vários elementos da música, de canto e de audição musical, sempre respeitando as possibilidades de cada um.
Na técnica não-diretiva, o musicoterapeuta possibilita que o acontecer musical se dê por meio do próprio paciente/grupo, buscando, assim, estimular a iniciativa de cada um quanto ao que será desenvolvido em uma sessão.
Os aspectos subjetivos do paciente podem ser resgatados e valorizados, seja em uma situação de atendimento em grupo ou de atendimento individual.
Os instrumentos musicais, como os demais instrumentos da música, exercem a função de objeto intermediário entre o terapeuta e o paciente.
É necessário que o paciente saiba tocar algum instrumento musical para participar da musicoterapia, principalmente que entenda a forma de utilização e o manuseio do instrumento.
Com relação à musicoterapia no tratamento de transtornos mentais, assinale a opção correta.
De modo geral, o paciente com algum deficit mnemônico não consegue atribuir significados à cadeia de significantes musicais.
O musicoterapeuta não precisa adquirir conhecimento das músicas que fizeram ou fazem parte do universo musical do paciente.
Por meio da articulação do canto, do executar um instrumento musical e(ou) da utilização dos elementos musicais, existe a possibilidade de aproximação e do encontro terapeuta-paciente.
A linguagem musical do paciente - seus gostos e preferências - não interfere no espaço criado pelo musicoterapeuta para que essa linguagem possa ser exercida.
Em virtude dos comprometimentos que vão aparecendo com o curso da demência, um isolamento social vai surgindo na vida do paciente. Nesse caso, nem mesmo a proposta de trabalho em grupo propiciará ao paciente manter vínculos de relacionamento ou criará novos vínculos, de forma que ele não fique tão isolado do meio que o cerca.
Assinale a opção correta acerca de som e música.
O uso da música como elemento terapêutico é recente, datando de mais ou menos duas décadas.
Como linguagem sonora, a música apresenta evolução em seu contexto histórico e cultural, sem interferir na evolução do homem no que diz respeito ao seus aspectos biológico e psíquico.
A emissão e a propagação de um dado som pode provocar diferentes reações no ser humano, ainda mesmo em sua fase intra-uterina.
A reprodução do som tem sido objeto de infinitas buscas do homem.
O ouvido humano é capaz de perceber a emissão e a propagação do som em todas as freqüências.
Assinale a opção correta no que se refere à atuação do musicoterapeuta e à importância da música na psicologia.
A música, do ponto de vista psicológico, atua na dimensão emocional do paciente, contribuindo para que ele recupere a auto-estima, bem como para que ele estimule a memória para lembranças — que porventura tenham sido importantes e sirvam como referencial para a evolução da situação recente.
Quando o musicoterapeuta procura desenvolver meios de o paciente expressar sentimentos por meios não-verbais, ele afasta o paciente da realidade, dissociando-o do conceito de self.
As atividades musicais, ainda que não vinculadas diretamente à musicoterapia, possuem objetivos terapêuticos.
Devido à abrangência do universo musical, o musicoterapeuta prescinde do trabalho em uma nova área para que possa lidar melhor com aspectos específicos que desta poderão advir, visto que a própria natureza musical que envolve a situação se incumbe de promover esses resultados.
Uma das estratégias utilizadas pelo musicoterapeuta é a exposição, com uma canção, de parte da história social do enfermo, a qual não precisa apresentar, necessariamente, identidade sonora ou sonorocultural.
Julgue os itens que se seguem quanto à natureza da musicoterapia.
I A musicoterapia não pode ser considerada transdisciplinar em sua natureza.
II Musicoterapia é o desenvolvimento de um processo de tratamento em que se usa, como elemento principal de trabalho, a música em seu mais amplo sentido (som, ritmo, melodia, harmonia), com uma intenção.
III A música como mobilização psíquica para quaisquer outras técnicas expressivas como o desenho, a pintura ou a modelagem é também considerada como uma técnica de mobilização da emoção e de sentimentos.
Assinale a opção correta.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}