Listagem de Questões sobre Geral
Julgue os itens seguintes, a respeito de conhecimentos relacionados a orquestração. Orquestração refere-se à distribuição das diversas partes de uma composição musical para um grupo ou família de instrumentos, para orquestra ou banda de música, em colocação ordenada dos ditos instrumentos, constituindo, assim, o que se denomina partitura musical.
Julgue os itens que se seguem, acerca das características necessárias à função de musicoterapeuta.
I O musicoterapeuta, de forma verbal ou não-verbal, deve sempre se apoiar no trinômio escuta clínica, olhar clínico e tato clínico.
II A escuta clínica seria a audição cuidadosa, o ouvir atenciosamente o paciente quando ele se expressa, procurando ouvir todos os sons emitidos por ele (verbais ou não-verbais).
III O olhar clínico é entendido como sendo um olhar/observar com abrangência para poder dar — junto com a escuta, que é fundamental e característica primordial de um musicoterapeuta — o continente seguro de que cada paciente precisa.
Assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem com relação à musicoterapia para idosos.
I A música é equiparável aos medicamentos que se utilizam, como agentes terapêuticos, dos elementos vibratórios, da luz, do calor, dos raios X, e, portanto, como se dá com estes e principalmente com a eletricidade, a dosificação tem de, a princípio, tatear terreno, devendo ser estabelecida para cada caso em particular.
II Na musicoterapia com o idoso, utiliza-se a bagagem musical que o indivíduo experimenta no decorrer das etapas da sua vida (infância, adolescência, vida adulta e velhice).
III O processo de recordação é fazer com que o idoso se isole no passado, porque esse era o "bom tempo".
IV A utilização de linguagem verbal não é muito significativa para a pessoa idosa por causa das dificuldades de reter e recordar informações, em virtude do declínio da capacidade de captar e estruturar dados.
V Ritos de passagem, tais como aniversários, casamentos nascimentos, mortes, acontecimentos políticos, e ocasiões nas quais a música era um veículo de divulgação crítico e caricatural dos anseios da coletividade também são utilizados na musicoterapia com o idoso.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta a respeito do processo terapêutico.
Quando o terapeuta ajuda o paciente sem utilizar música, não se trata de musicoterapia.
Quando a música é utilizada na terapia, o terapeuta e a música assumem papéis secundários.
Mesmo quando a música é utilizada sem um terapeuta, o processo é qualificado como terapia.
Quando é utilizada como terapia, a música assume o papel secundário na intervenção e o terapeuta, o primário.
As intervenções de musicoterapia devem centrar-se unicamente na criatividade.
Considerando-se a saúde dos seres humanos, assinale a opção incorreta.
A inserção da musicoterapia em hospitais se dá de acordo com a demanda, com o tipo de tratamento e com as angústias de cada paciente percebidas pelos profissionais de cada departamento.
A saúde é um fenômeno autônomo que independe do meio ambiente.
Uma sociedade e uma cultura não podem ser saudáveis se os indivíduos em seu interior não são hígidos de corpo, mente e espírito.
A saúde é um fenômeno que se estende além do indivíduo, abrangendo a sociedade e a cultura.
O corpo ocupa o espaço na natureza e as idéias e emoções é que fazem, junto com o corpo, o contato do ser-no-mundo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}