Questões de Medicina da IADES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IADES

Considere hipoteticamente que certo jovem de 13 anos de idade chega ao pronto-socorro em razão de queda de aproximadamente 1 m de altura. Após avaliação clínica e radiológica, foi confirmado fratura do colo femoral direito, tipo II da classificação de Delbet e Colonna. Com base no diagnóstico apresentado nesse caso, assinale a alternativa correta.

Mulher de 32 anos de idade, secretária, relata início de dor na face lateral do cotovelo direito (membro dominante) há cerca de 6 meses, a qual piora à noite e em razão de movimentos repetitivos. Ao exame físico, apresenta dor à palpação localizada 4 cm distal ao epicôndilo lateral do cotovelo direito, dor à extensão ativa resistida do dedo indicador da mão direita com o punho fletido, e dor à supinação ativa resistida com punho e cotovelo direitos estendidos. Nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável é o de

Homem de 62 anos de idade apresenta quadro de dor bilateral nas nádegas com irradiação para os membros inferiores, há 6 meses, que piora com posição prolongada em pé ou caminhando e alivia ao sentar-se (claudicação neurogênica). O paciente recebeu tratamento inicial com fisioterapia, anti-inflamatórios não esteroidais e infiltração peridural com corticosteroide, revelando apenas alívio temporário dos sintomas, que retornaram e estão mais severos. Ao exame físico, não manifesta deficit neurológico e (ou) vasculares nos membros inferiores. Foram realizadas radiografias padrões da coluna lombar, além de radiografias em flexoextensão que não demonstram espondilolistese ou instabilidade. Exame de ressonância magnética é compatível com estenose do canal lombar. Acerca desse caso hipotético, quanto ao tratamento apropriado a partir desse momento, assinale a alternativa correta.

Criança de 7 anos de idade chega ao pronto-socorro de ortopedia após queda do balanço na escola. Ela apresenta dor, edema e limitação funcional no cotovelo esquerdo. Após exames radiográficos, foi diagnosticada fratura supracondiliana do terço distal do úmero, classificada como Gartland tipo 3. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos acerca do tratamento cirúrgico desse tipo de fratura, assinale a alternativa que corresponde à desvantagem da fixação percutânea com dois fios de Kirschner cruzados, em relação ao uso de dois fios de Kirschner com ponto de entrada lateral, após redução incruenta.

Paciente do sexo masculino, de 63 anos de idade, foi diagnosticado em 2013 com adenocarcinoma acinar de próstata, com Gleason = 7 (3+4), PSA inicial = 15 ng/mL e estadiamento T2b N0 M0. Foi submetido, na época, a prostatectomia radical. O paciente perdeu seguimento, retornou somente em 2015, quando passou a apresentar dores lombares. Foi então evidenciada recidiva de doença óssea, com alguns focos esparsos na coluna vertebral mostrados cintilografia óssea, sem evidência de comprometimento metastático em outros órgãos e sem sinais de compressão medular. À época, o paciente foi submetido a orquiectomia bilateral, e foi iniciado o uso de abiraterona 1.000 mg via oral uma vez ao dia, associado a prednisona 5 mg via oral duas vezes ao dia, com resposta parcial ao tratamento por RECIST 1.1. Retorna agora em consulta com progressão de doença bioquímica e óssea, sem demonstrar outros focos de metástases nos exames de tomografia de tórax, abdome e pelve. É indicado tratamento com Radium 223 50 kBq/kg endovenoso a cada quatro semanas por seis ciclos.

Quanto ao caso apresentado, assinale a alternativa que indica os efeitos colaterais grau 3 ou 4 mais frequentemente relacionados ao tratamento com Radium 223.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis