Questões sobre Pediatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria

A deformidade craniana é uma queixa comum nos consultórios de pediatria, especialmente no acompanhamento de puericultura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O momento ideal para correção cirúrgica das deformidades patológicas é entre dezoito e vinte e quatro meses de idade: nessa idade há expressivo aumento do volume cerebral, associado à maturidade óssea, o que permite boa remodelação do crânio.

A deformidade craniana é uma queixa comum nos consultórios de pediatria, especialmente no acompanhamento de puericultura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Ao exame clínico, uma plagiocefalia posicional mostra-se como crânio com formato de paralelogramo, bossa frontal compensatória ipsolateral, além de posicionamento anteriorizado da orelha ipsolateral.

A deformidade craniana é uma queixa comum nos consultórios de pediatria, especialmente no acompanhamento de puericultura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A investigação com neuroimagem — tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional — é fundamental para o estabelecimento da diferença entre deformidade puramente posicional e deformidade patológica.

Vários fatores podem prejudicar o aprendizado das crianças: condições socioeconômicas adversas, proposta pedagógica inadequada, estrutura escolar ineficiente, distúrbios de causas neuropsiquiátricas, entre outros. A respeito dos aspectos neurológicos relacionados à aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A etiologia do retardo mental deve considerar fatores biomédicos, sociais, comportamentais e educacionais, que interagem durante a vida da criança, sendo de especial importância os fatores genéticos de herança autossômica recessiva como a esclerose tuberosa, a neurofibromatose e as angiomatoses cerebrais.

Vários fatores podem prejudicar o aprendizado das crianças: condições socioeconômicas adversas, proposta pedagógica inadequada, estrutura escolar ineficiente, distúrbios de causas neuropsiquiátricas, entre outros. A respeito dos aspectos neurológicos relacionados à aprendizagem, julgue os itens que se seguem. Para a dislexia do desenvolvimento, — também conhecida como distúrbio do processamento auditivo central, caracterizada por uma incapacidade específica para a aprendizagem da leitura, e compromete crianças intelectualmente normais —, o diagnóstico é feito por meio de avaliação neuropsicológica, avaliação fonoaudiológica e por testes de processamento auditivo central.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis