Questões sobre Médico Legista/Necrotomista

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Médico Legista/Necrotomista

Uma paciente de 40 anos de idade procura emergência médica com dor abdominal em andar superior de abdome, de forte intensidade, em barra, inédita, iniciada há cerca de uma hora, associado a vômitos. Refere ingesta prévia de comida gordurosa. Nega etilismo, tabagismo, tem sobrepeso e dislipidemia não tratada. Ao exame físico, verificam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 75 bpm, saturação de O2 = 95% em ar ambiente, AR e ACV normais, abdome com tensão voluntária a palpação superficial, sem possibilidade de palpar vísceras. Nos exames laboratoriais, evidenciam-se hiperamilasemia (5.000 UI/mL) e ecografia de abdome superior com colelitíase e coledocolitíase.

Com base no caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de um caso de pancreatite aguda alcoólica.

Um paciente de 30 anos de idade, com historico de febre, dor abdominal em hipocôndrio direito e fadiga, associado a icterícia desde a adolescência, refere crises de uma a duas vezes ao ano, com alterações de enzimas hepáticas, porém sem diagnóstico etiológico. Apresenta ainda uma diarreia crônica com muco e perda de peso sem investigação. Na investigação do hepatologista, verificam-se transaminases três vezes acima do normal, fosfatase alcalina e gamaglutamil transferase dez vezes acima, bilirrubinas aumentadas com predomínio de direta. Ecografia de abdome evidenciou dilatação de vias biliares, sem cálculos. Foram observados autoanticorpos com antimúsculo liso positivo 1/240, hipergamaglobulinemia. Houve a suspeita de colangite esclerosante primária (CEP).

Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nesse paciente, a diarreia crônica com muco pode ser secundária à bile em excesso no trato intestinal.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O prognóstico é muito grave, se, no ecocardiograma solicitado nessa situação clínica, for encontrada fração de ejeção menor do que 30%.

#Questão 833550 - Medicina, Médico Legista/Necrotomista, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Clínica

Um paciente de 61 anos de idade vai ao consultório com quadro de dor articular de forte intensidade, com oito horas de evolução, com a primeira metatarsofalangiana apresentando sinais de flogose (podagra). O paciente é obeso com histórico de hipertensão em acompanhamento irregular, é etilista e tem dieta rica em carnes e miúdos. Refere que sempre melhorou com anti-inflamatórios, e que agora a crise não quer passar. É realizada artrodese de alívio com líquido sinovial amarelo transparente, leucócitos < 2.000/mm3 e polimorfonucleares < 25 %, com presença de cristais de monourato de sódio, cultura negativa.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A interpretação do líquido sinovial é classificada no grupo I, não inflamatório.

#Questão 833562 - Medicina, Médico Legista/Necrotomista, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Uma paciente de 67 anos de idade, diabética, foi submetida a lobectomia superior direita com linfadenectomia por um adenocarcinoma de pulmão – estadiamento pré-operatório T2N0M0. A cirurgia transcorreu sem intercorrências cirúrgicas ou anestésicas, e a paciente recebeu alta no quarto dia de pós-operatório, com parênquima pulmonar totalmente expandido, sem consolidações e com ausência de nível hidroaéreo nos raios X de tórax. Três dias depois, a paciente compareceu à emergência com queixa de febre, prostração progressiva e tosse. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax com evidência de atelectasia do lobo médio e torção do brônquio desse mesmo lobo.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tipo histológico da neoplasia é um fator contribuinte para a ocorrência dessa condição.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis