Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

#Questão 931525 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Na sala vermelha, paciente politraumatizado em atendimento por colisão carro versus carro. Na admissão, paciente desperto, verbalizando dor em gradil costal esquerdo e dispneia. Ao exame clínico, o paciente apresenta frequência respiratória de 30, ausculta pulmonar reduzida à esquerda e saturação de oxigênio de 90% em ar ambiente. Os pulsos radiais se apresentam filiformes, com tempo de enchimento capilar de 4 segundos. Pressão arterial de 80 x 40 e frequência cardíaca de 135. Sobre o caso clínico exposto, analise as assertivas abaixo:
I. O uso do ultrassom à beira-leito tem maior sensibilidade para diagnóstico de pneumotórax do que a radiografia de tórax em posição supina.
II. Se no RX de tórax houver 9 arcos costais contíguos fraturados em um único local, sem evidência de separação costocondral, o diagnóstico de tórax instável é fechado.
III. Se realizado ultrassom à beira-leito e observado a presença de lung-point à esquerda, está indicada a descompressão torácica com agulha, seguida de toracostomia com drenagem pleural ipsilateral.
Quais estão corretas?

#Questão 931530 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico Medicina Intensiva

Em um paciente séptico com evolução refratária ao manejo ideal qual é o mecanismo fisiopatológico responsável pela evolução da disfunção de múltiplos órgãos e sistemas?

#Questão 931541 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico Medicina Intensiva

Um homem de 45 anos, sem antecedentes médicos relevantes, é encontrado desacordado em casa por familiares, com ausência de respiração e pulso palpável. Uma ambulância é acionada e chega em cerca de 8 minutos. Ao chegarem ao local, o paciente encontra-se em PCR. Qual a melhor conduta inicial?

Leia o caso clínico a seguir.
Um paciente de 55 anos, homem, etilista e tabagista, é admitido em um pronto atendimento, com relato de ter apresentado vômitos com conteúdo sanguinolento. Encontra-se confuso, com mucosas pálidas, perfusão lentificada, frequência cardíaca de 120 bpm, pressão arterial de 80/50 mmHg, saturação de oxigênio de 95%. Possui abdome globoso com macicez móvel, telangectasias e ginecomastia.
Qual deve ser a conduta terapêutica? 

Paciente inconsciente chega ao departamento de emergência com estertores pulmonares, distensão venosa jugular e terceira bulha. Após a realização de eletrocardiograma (em menos de 10 minutos de sua entrada), ele recebe o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST em D2 e D3. O líder classifica o paciente em Killip 3.
O tratamento é iniciado com compressão torácica, mantendo a via aérea pérvia e o paciente ligado ao monitor. Dentro da equipe de alta performance, o líder orienta a administração de nitrato, morfina, betabloqueador, oxigênio e ácido acetilsalicílico, além de requisitar o monitoramento da saturação de oxigênio. No entanto, durante a revisão dos pontos do atendimento, a responsável pelo cronômetro informa que a fração de compressão está em 50%.
Na situação descrita, o líder da equipe deve proceder de qual maneira?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis