Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

Paciente inconsciente chega ao departamento de emergência com estertores pulmonares, distensão venosa jugular e terceira bulha. Após a realização de eletrocardiograma (em menos de 10 minutos de sua entrada), ele recebe o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST em D2 e D3. O líder classifica o paciente em Killip 3.
O tratamento é iniciado com compressão torácica, mantendo a via aérea pérvia e o paciente ligado ao monitor. Dentro da equipe de alta performance, o líder orienta a administração de nitrato, morfina, betabloqueador, oxigênio e ácido acetilsalicílico, além de requisitar o monitoramento da saturação de oxigênio. No entanto, durante a revisão dos pontos do atendimento, a responsável pelo cronômetro informa que a fração de compressão está em 50%.
Na situação descrita, o líder da equipe deve proceder de qual maneira?

Um homem de 56 anos de idade é levado à emergência, após ser encontrado em um veículo enguiçado, durante uma tempestade de neve. Ele nega dor, mas, ao exame, os artelhos de ambos os pés estão brancos e com aparência cérea. Não há nenhum enchimento capilar.
Nesse caso, o tratamento apropriado é:

#Questão 934977 - Medicina, Medicina Intensiva, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

Sobre o tratamento do Choque Hipovolêmico, analisar os itens abaixo:
I. Continuar a repor cristaloide; sangue coloide rapidamente até restaurar volemia a PVC acima de 12.
II. Interromper perda ou hemorragia.
III. Pesquisar hemorragia (endoscopia alta ou baixa, tomografia ou RM angiografia etc.).
IV. Pesquisar causas associadas (choque misto).

Estão CORRETOS:

#Questão 934978 - Medicina, Medicina Intensiva, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

É fundamental que o médico seja hábil em reconhecer rapidamente a evolução do paciente para o choque ou para a insuficiência respiratória. No choque, não importa a causa primária, apresenta sintomatologia muito típica. Em algumas situações, pode ser possível tomar medidas iniciais mais precoces de tratamento da causa (como reposição de volume e monitorização adequada), se forem identificados quadros de pré-choque, tais como: 

#Questão 935031 - Medicina, Medicina Intensiva, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica - Pediatria Com Pré-Requisito

A parada cardiorrespiratória caracteriza-se pela interrupção da circulação sanguínea por ineficácia ou ausência da atividade mecânica cardíaca. Sobre parada cardiorrespiratória e seu manejo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Clinicamente, vê-se um paciente não responsivo, apneico e sem pulsos detectáveis.
(_) O objetivo imediato das manobras de reanimação é o retorno da circulação espontânea, o que é evidenciado pelo reinício de um ritmo elétrico cardíaco organizado, visível no monitor, associado a pulsos centrais palpáveis.
(_) O suporte básico de vida (SBV) é a sequência de manobras e procedimentos da reanimação cardiorrespiratória (RCP), que visa substituir as funções cardíaca (compressões torácicas) e respiratória (ventilação artificial).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis