Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

Paciente de 30 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no pronto-socorro com taquidispneia (35 irpm, SPO2 = 85%), confuso, frequência cardíaca = 130 bpm, pressão arterial = 80 x 45 mmHg. Ao raio x: fratura de fêmur bilateral e clavícula à direita, descartada fratura cervical, aumento importante da circunferência de coxas, abdômen distendido: aguardando TC de abdômen e pelve. Instalado cateter nasal de O2 com melhora da saturação, instalado acesso venoso periférico (16G) seguido de infusão de 1000 mL de cristaloide com melhora do sensório e pressão arterial (95 x 55 mmHg), mantendo taquicardia.


Diante desse quadro clínico, qual é o diagnóstico mais provável?

#Questão 934006 - Medicina, Medicina Intensiva, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Medicina: Medicina do Trabalho

Homem, 70 anos, com antecedente pregresso de DPOC, trazido à unidade de emergência com história de que há sete dias apresenta dispneia importante. Segundo o acompanhante, até para vestir-se, associada à tosse secretiva. Apresenta-se ao exame vigíl e orientado, a ausculta pulmonar: murmúrio vesicular abolido em base pulmonar direita e presença de sibilos difusos bilateralmente e sinais vitais: PA 120 x 60 mmHg; FC 102 bpm; FR 28 irm; saturação de oxigênio de 84% em ar ambiente; temperatura axilar 36° C. Exames laboratoriais: Hemograma Hb 13 Ht 40 Leucócitos globais 17.500 / mm³ com desvio a esquerda. Gasometria arterial Ph 7,25 HCO3 15 / PaCO2 55 mmHg. Sobre o manejo inicial desse paciente, assinale a afirmativa correta.

Sobre a pancreatite no contexto de urgência e emergência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(???) A pancreatite é uma condição inflamatória e cerca de 80% dos casos estão ligados a causas infecciosas. (???) O diagnóstico da pancreatite inclui dor abdominal característica e evidências bioquímicas e radiológicas de pancreatite. (???) A pancreatite moderada é caracterizada por mudanças intersticiais do pâncreas, porém sem complicações locais e sistêmicas. (???) Os critérios de Ranson são amplamente utilizados para predizer a severidade e a mortalidade da pancreatite aguda.
Assinale a sequência correta.

Paciente inconsciente chega ao departamento de emergência com estertores pulmonares, distensão venosa jugular e terceira bulha. Após a realização de eletrocardiograma (em menos de 10 minutos de sua entrada), ele recebe o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST em D2 e D3. O líder classifica o paciente em Killip 3.
O tratamento é iniciado com compressão torácica, mantendo a via aérea pérvia e o paciente ligado ao monitor. Dentro da equipe de alta performance, o líder orienta a administração de nitrato, morfina, betabloqueador, oxigênio e ácido acetilsalicílico, além de requisitar o monitoramento da saturação de oxigênio. No entanto, durante a revisão dos pontos do atendimento, a responsável pelo cronômetro informa que a fração de compressão está em 50%.
Na situação descrita, o líder da equipe deve proceder de qual maneira?

Um homem de 56 anos de idade é levado à emergência, após ser encontrado em um veículo enguiçado, durante uma tempestade de neve. Ele nega dor, mas, ao exame, os artelhos de ambos os pés estão brancos e com aparência cérea. Não há nenhum enchimento capilar.
Nesse caso, o tratamento apropriado é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis