Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

#Questão 931510 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Choque é a expressão clínica da hipóxia celular, tecidual e orgânica. Sobre ele, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nos pacientes com choque cardiogênico pós-infarto agudo do miocárdio, geralmente há acometimento maior que 40% da massa total do ventrículo esquerdo e a presença de complicação mecânica deve ser buscada. O exame mais prático para tal verificação é o ecocardiograma.
( ) Insuficiência adrenal e choque neurogênico, bem como a anafilaxia, causam choque de mecanismo distributivo.
( ) Norepinefrina é o vasopressor de primeira escolha nos quadros de choque, exceto no anafilático, em que a epinefrina é superior.
( ) A área de livedo reticular ao redor do joelho é um marcador importante de hipoperfusão tecidual no exame físico dos pacientes com choque séptico, mas não está diretamente relacionada à mortalidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 931514 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Em se tratando de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), analise as assertivas abaixo:
I. O acesso venoso periférico tem o mesmo nível de evidência que o acesso intraósseo.
II. Em paciente com suspeita de intoxicação por opioide como causa da parada cardiorrespiratória, o uso de naloxona deve ser prioridade.
III. As prioridades para a gestante em parada cardíaca devem incluir RCP de alta qualidade e alívio da compressão aortocava.
IV. Durante a parada cardíaca, se a gestante apresentar fundo uterino superior à cicatriz umbilical e não tiver atingido o retorno a circulação espontânea com as medidas usuais de ressuscitação e com o deslocamento uterino lateral esquerdo em 5 minutos, está indicado preparar-se para uma cesariana de emergência durante a ressuscitação. Essa indicação possui nível de evidência 1.
Quais estão corretas?

#Questão 931517 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Sobre os dispositivos de via aérea avançada, analise as assertivas abaixo:
I. Os dispositivos supraglóticos estão indicados como dispositivos de resgate em situações em que não se consegue realizar a intubação orotraqueal, nem a ventilação adequada com dispositivo bolsa-válvula-máscara.
II. Considerando um profissional experiente em intubação orotraqueal, no contexto de parada cardiorrespiratória, o uso de dispositivo supraglótico tem menor nível de evidência que a intubação.
III. Os dispositivos supraglóticos evitam, de maneira confiável, a regurgitação e a aspiração de conteúdo gástrico.
Quais estão corretas?

#Questão 931525 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Na sala vermelha, paciente politraumatizado em atendimento por colisão carro versus carro. Na admissão, paciente desperto, verbalizando dor em gradil costal esquerdo e dispneia. Ao exame clínico, o paciente apresenta frequência respiratória de 30, ausculta pulmonar reduzida à esquerda e saturação de oxigênio de 90% em ar ambiente. Os pulsos radiais se apresentam filiformes, com tempo de enchimento capilar de 4 segundos. Pressão arterial de 80 x 40 e frequência cardíaca de 135. Sobre o caso clínico exposto, analise as assertivas abaixo:
I. O uso do ultrassom à beira-leito tem maior sensibilidade para diagnóstico de pneumotórax do que a radiografia de tórax em posição supina.
II. Se no RX de tórax houver 9 arcos costais contíguos fraturados em um único local, sem evidência de separação costocondral, o diagnóstico de tórax instável é fechado.
III. Se realizado ultrassom à beira-leito e observado a presença de lung-point à esquerda, está indicada a descompressão torácica com agulha, seguida de toracostomia com drenagem pleural ipsilateral.
Quais estão corretas?

#Questão 931530 - Medicina, Medicina Intensiva, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico Medicina Intensiva

Em um paciente séptico com evolução refratária ao manejo ideal qual é o mecanismo fisiopatológico responsável pela evolução da disfunção de múltiplos órgãos e sistemas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis