Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

#Questão 1118096 - Medicina, Medicina Intensiva, Instituto Access, 2025, SCBM - RJ, Residência Médica - Prova Geral de Conhecimentos Médicos - Diversas Áreas

Um paciente de 45 anos é trazido ao pronto-socorro em parada cardiorrespiratória. A equipe inicia compressões torácicas de alta qualidade. Após dois minutos, o monitor desfibrilador mostra fibrilação ventricular. Qual é o próximo passo no manejo desse paciente?

O diagnóstico de morte encefálica (ME) é um processo rigoroso e que exige o cumprimento de protocolos específicos. O teste de apneia é uma etapa fundamental nesse processo. De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a execução e interpretação do teste de apneia na determinação de ME, analise as seguintes afirmações indicando a correta:

Paciente masculino, 61 anos, foi admitido no pronto-socorro com quadro de dor torácica de forte intensidade, com 6 horas de evolução, do tipo facada, irradiada para região interescapular, sem fator de alívio. Tinha história prévia de hipertensão arterial sistêmica sem controle adequado, dislipidemia e obesidade; tabagista: 40 maços/ano. Ao exame físico admissional, apresentava-se em estado geral regular, com pressão arterial (PA) 180 × 120 mmHg, frequência cardíaca de 90 bpm, eupneico, ausculta pulmonar sem alterações, abdome globoso sem massa pulsátil, membro inferior direito com todos os pulsos palpáveis, membro inferior esquerdo com pulso femoral diminuído, demais pulsos ausentes, porém com membro compensado e boa perfusão.
Sobre o caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:

#Questão 1119453 - Medicina, Medicina Intensiva, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Anestesiologia

Paciente de 58 anos, portador de doença arterial coronariana, apresenta parada cardiorrespiratória (PCR) no intraoperatório durante uma cirurgia ortopédica de grande porte. O ritmo identificado no monitor é fibrilação ventricular (FV). O desfibrilador disponível no centro cirúrgico é do tipo bifásico. Após o início imediato da RCP de alta qualidade, a próxima intervenção mais adequada é:

#Questão 1121732 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina Intensiva

Uma mulher de 30 anos com esclerose múltipla progressiva e depressão é encontrada por sua mãe caída em casa. É trazida pela ambulância para a Emergência e daí para o CTI. Na escala de Glasgow apresentava uma grau 3 e nos sinais vitais hipotensão arterial (75/30 mmHg), bradicardia (38 bpm), além de hipotermia (34 C) e bradipnéia (6 irpm). A glicemia está normal. Está comatosa, com pupilas fixas bilateralmente. Reflexos de tronco cerebral ausentes e paralisia flácida com reflexos tendinosos ausentes. Suas medicações usuais incluíam drogas antidepressivas e para a esclerose múltipla.


A provável medicação responsável pelo quadro clínico apresentado, é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis