Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

As hérnias da parede abdominal estão entre as patologias cirúrgicas mais frequentes no ser humano, apresentando-se como tipos variados, conforme o local de aparecimento, e exigindo técnicas cirúrgicas específicas, segundo o diagnóstico. Considerando os aspectos relacionados à anatomia e à fisiologia da parede abdominal e ao tratamento cirúrgico dessas hérnias, julgue os itens que se seguem. A linha alba é formada pelo prolongamento aponeurótico medial dos músculos oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen.

A possibilidade real do uso de transplante de órgãos para a cura de falências orgânicas irreversíveis tornou-se possível a partir de meados do século XX. Barreiras antes intransponíveis para esse tipo de tratamento, como o desafio técnico e a ocorrência de rejeição do órgão transplantado, foram superadas com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas refinadas para anastomoses vasculares e a pesquisa sobre o uso de drogas imunossupressoras eficazes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os corticosteroides, usados como imunossupressores, têm a função de inibir a síntese das purinas e, assim, diminuir a produção do DNA necessário para a expansão celular.

A possibilidade real do uso de transplante de órgãos para a cura de falências orgânicas irreversíveis tornou-se possível a partir de meados do século XX. Barreiras antes intransponíveis para esse tipo de tratamento, como o desafio técnico e a ocorrência de rejeição do órgão transplantado, foram superadas com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas refinadas para anastomoses vasculares e a pesquisa sobre o uso de drogas imunossupressoras eficazes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os pequenos fragmentos proteicos denominados peptídeos são os primeiros elementos estranhos a serem reconhecidos pelo sistema imunológico no caso de um órgão transplantado.

A possibilidade real do uso de transplante de órgãos para a cura de falências orgânicas irreversíveis tornou-se possível a partir de meados do século XX. Barreiras antes intransponíveis para esse tipo de tratamento, como o desafio técnico e a ocorrência de rejeição do órgão transplantado, foram superadas com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas refinadas para anastomoses vasculares e a pesquisa sobre o uso de drogas imunossupressoras eficazes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os radicais livres de oxigênio são o fator determinante na lesão de isquemia e reperfusão no órgão transplantado.

Os cuidados pré e pós-operatórios dos pacientes, tanto nas cirurgias eletivas quanto nas de urgência, têm grande importância no resultado final do tratamento cirúrgico. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. A incisão ou a lesão na pele, no tecido subcutâneo e na musculatura vai acarretar dor do tipo visceral no pós-operatório.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis