Questões sobre Clínica Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica

Determinado paciente de 65 anos de idade e 70 kg, sofreu um trauma perfurante abdominal após ferimento por arma de fogo. Ele encontra-se na emergência e está acordado, lúcido, conversando, ventilando em ar ambiente. Nega outros tipos de trauma, além do ferimento no abdome. Após descartar lesões de via aérea e tórax, identifica-se que o paciente apresenta as extremidades quentes, bem perfundidas, com uma frequência cardíaca de 130 bpm, pressão arterial de 120 mmHg X 80 mmHg e o restante dos sinais vitais estáveis. O abdome está distendido, tem dor e defesa à palpação, com sinais de irritação peritoneal. Revela uma lesão perfurante com orifício de entrada em hipocôndrio direito, sem orifício de saída. O exame neurológico mostra-se normal e não existem outras alterações no exame físico geral. Em relação à avaliação desse paciente hipotético, referente à letra “C” do ABCDE do trauma (circulação), é correto afirmar que ele

Certo paciente de 25 anos de idade sofreu uma queda de moto há 45 dias, com atendimento no hospital de pronto-socorro. Ele foi diagnosticado com hemotórax, teve o tórax drenado na ocasião e retirou-se o dreno no quinto dia, após resolução completa do quadro. O paciente, então, retornou com dor torácica ventilatória dependente à direita, febre e tosse com escarro mucopurulento. Depois da avaliação inicial, raios X foram solicitados, os quais estão disponíveis na imagem a seguir.

No que concerne a esse caso clínico hipotético, e considerando a imagem radiográfica apresentada, assinale a alternativa que indica, respectivamente, a hipótese diagnóstica e o tratamento para esse paciente.

Após sofrer trauma de tórax contuso, determinado paciente de 35 anos de idade chega à emergência e relata que é motorista de moto e colidiu contra um carro, com cinemática grave. Durante a avaliação inicial, o paciente encontra-se alerta, conversando, lúcido. A via aérea está prévia, ausculta pulmonar com murmúrio abolido à direita, expansão torácica assimétrica, sem sinais de choque ou instabilidade hemodinâmica, sem turgência jugular. Ele apresenta abdome flácido e indolor, pelve estável, sem outras alterações no exame físico. Os raios X de tórax a seguir foram realizados na admissão do paciente em unidade hospitalar.

 Com base nesse caso clínico hipotético e na imagem radiográfica apresentada, e considerando os conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.

Menino de 14 anos de idade, com diagnóstico de púrpura de Henoch-Schönlein, procurou atendimento em uma emergência em razão de dor abdominal aguda de forte intensidade e vômitos há algumas horas, além de eliminação de fezes com muco e sangue. Realizou tomografia de abdome mostrada na figura apresentada.

A melhor hipótese diagnóstica para esse caso hipotético é de

Uma mulher de 50 anos de idade apresenta dispneia progressiva há 15 dias, com episódios de dor torácica em pontada, que melhoram espontaneamente. Refere que isso ocorreu concomitantemente ao início de quadro de edema em membros inferiores. Apresentava PA = 150 mmHg x 90 mmHg, FC = 120 bpm, potássio = 5,6 meq/L e creatinina = 3m g/dL. Com base nesse caso clínico hipotético, a conduta adequada é iniciar

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis