Determinado paciente de 65 anos de idade e 70 kg, sofreu ...

Determinado paciente de 65 anos de idade e 70 kg, sofreu um trauma perfurante abdominal após ferimento por arma de fogo. Ele encontra-se na emergência e está acordado, lúcido, conversando, ventilando em ar ambiente. Nega outros tipos de trauma, além do ferimento no abdome. Após descartar lesões de via aérea e tórax, identifica-se que o paciente apresenta as extremidades quentes, bem perfundidas, com uma frequência cardíaca de 130 bpm, pressão arterial de 120 mmHg X 80 mmHg e o restante dos sinais vitais estáveis. O abdome está distendido, tem dor e defesa à palpação, com sinais de irritação peritoneal. Revela uma lesão perfurante com orifício de entrada em hipocôndrio direito, sem orifício de saída. O exame neurológico mostra-se normal e não existem outras alterações no exame físico geral. Em relação à avaliação desse paciente hipotético, referente à letra “C” do ABCDE do trauma (circulação), é correto afirmar que ele
  • A. está em um quadro de choque hemorrágico classe II e tem indicação de ressuscitação volêmica inicialmente.
  • B. está em choque hemorrágico grau IV, de provável origem abdominal, e a transfusão sanguínea é necessária inicialmente.
  • C. tem choque neurogênico, e a ressonância de crânio está indicada.
  • D. tem o estado hemodinâmico classificado como choque grau I, situação em que os níveis de frequência cardíaca aumentam, a pressão arterial é normal, e a diurese é reduzida.
  • E. tem indicação de droga vasoativa, e o estado hemodinâmico dele permite classificá-lo como choque grau III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Analise o esquema abaixo.

Trata-se do esquema para instalação de duas lâmpadas

Resolva a questão aqui ›


A Deliberação CSDP no 111 de 2009 que institui o Regimento Interno dos Servidores Públicos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo determina o impedimento de seus servidores para o exercício de suas funções em qualquer processo ou procedimento em que

I. tenha interesse no tema.

II. é parte ou, de qualquer forma, interessado.

III. tenha atuado anteriormente em defesa dos interesses da parte, ou tenha desempenhado qualquer função fora dos quadros da Defensoria.

IV. for interessado cônjuge ou companheiro, parente consanguíneo, civil ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau.

V. não tenha aptidão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


A cultura do arroz (Oryza sativa), tanto em cultivo irrigado em terras baixas ou cultivos de sequeiro em terras altas, é atacada por diversos insetos. Dentre esses, podemos destacar a lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), a cigarrinha-das-pastagens (Deois spp.) e o percevejo-das-panículas (Oebalus spp.). Sobre esses insetos, assinale a sequência CORRETA, quanto à Ordem e Aparelho bucal:

Resolva a questão aqui ›