Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 833559 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Cancerologia Clínica Integrada (Residência em Cirurgia Geral: Cirurgia Torácica)

Uma paciente de 29 anos de idade, obesa, diabética, com histórico familiar (materno) de colelitíase, compareceu ao pronto atendimento referindo dor em hipocôndrio direito, vômitos e febre há cerca de quatro dias. Relatou ter dores em hipocôndrio direito há aproximadamente um ano e diagnóstico de colelitíase há três anos, após achado casual em ecografia abdominal para investigação de nefrolitíase; entretanto, nunca havia ficado febril e com vômitos em associação com a dor.

Com base no mencionado caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Os casos de colelitíase assintomática são raros, visto que, em geral, se trata de uma doença muito sintomática na maior parte dos pacientes.

#Questão 833562 - Medicina, Médico Legista/Necrotomista, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Uma paciente de 67 anos de idade, diabética, foi submetida a lobectomia superior direita com linfadenectomia por um adenocarcinoma de pulmão – estadiamento pré-operatório T2N0M0. A cirurgia transcorreu sem intercorrências cirúrgicas ou anestésicas, e a paciente recebeu alta no quarto dia de pós-operatório, com parênquima pulmonar totalmente expandido, sem consolidações e com ausência de nível hidroaéreo nos raios X de tórax. Três dias depois, a paciente compareceu à emergência com queixa de febre, prostração progressiva e tosse. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax com evidência de atelectasia do lobo médio e torção do brônquio desse mesmo lobo.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tipo histológico da neoplasia é um fator contribuinte para a ocorrência dessa condição.

#Questão 833563 - Medicina, Médico Legista/Necrotomista, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Recém-nascido, a termo, é mantido no alojamento conjunto por tempo prolongado por não eliminação de mecônio nas primeiras 48 horas de vida. No terceiro dia, foi realizado toque retal, que gerou eliminação explosiva de gases e fezes.

Considerando esse quadro clínico e a principal hipótese diagnóstica, julgue os itens a seguir.

O tratamento definitivo é cirúrgico.

#Questão 833564 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um recém-nascido (RN) a termo, resultado de gestação sem intercorrências, seguida de parto vaginal, nasce irresponsivo e sem respiração espontânea. O cordão umbilical é imediatamente clampeado e seccionado. O RN é entregue ao neonatologista presente na sala de parto, que posiciona a criança no berço aquecido, a seca, aspira as vias aéreas e observa que a criança continua em apneia. Nesse momento, o neonatologista tomo a Conduta 1. Durante o atendimento posterior, foi instalada monitorização cardíaca, foram iniciadas as compressões torácicas e foi indicada adrenalina venosa, não necessariamente nessa ordem.

Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A frequência adequada de compressões torácicas por minuto, quando iniciadas, é de 60 compressões.

#Questão 833565 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Um paciente de 40 anos de idade, gari, procura o ambulatório de nefrologia com queixa de polaciúria, disúria, dor em região suprapúbica e noctúria há um ano. Nega febre. Vem fazendo uso frequente de antibióticos, inclusive com fluoroquinolonas (sendo o último uso há cinco dias), para tratamento de infecções urinárias, conforme ouvia de vários médicos que o consultou. Leva à consulta cinco exames prévios de urina com leucocitúria e uroculturas negativas. Refere não ter comorbidades e não faz uso de medicamentos específicos. Ao exame, apresenta-se corado, hidratado, anictérico, acianótico. PA de 140 mmHg x 90 mmHg, ausculta cardíaca e respiratória sem comemorativos, com FC de 64 bpm e SatO 2 de 98% em ar ambiente. São solicitados exames com os seguintes resultados: Hb = 14 g/dL, Ht = 36%, leucócitos = 8.000 mm³, plaquetas = 185 000/L, ureia = 70 mg/dL, creatinina = 1,6 mg/dL, proteinúria de 24 horas = 150 mg e EAS com pH = 5.0, leucócitos = 100.000/mL, hemácias = 30.000/mL, proteínas < 30 mg/dL, nitrito negativo, com cilindros de glóbulos brancos. O paciente é submetido ao teste tuberculínico com resultado positivo; as uroculturas são negativas, inclusive para Mycobacterium tuberculosis. É solicitado ultrassom de rins e vias urinárias, que evidencia espessamento, com calcificações da mucosa dos cálices e pelve renal bilateral. A tomografia computadorizada revela caliectasia.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de tuberculose renal desse paciente pode ser afastado mediante o resultado de cultura de urina negativa para Mycobacterium tuberculosis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis