Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 831739 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente de 1 ano e 8 meses de idade, de etnia branca, sem comorbidades prévias, é levada ao PSI pelos responsáveis com história de quatro dias de febre, até 38,5 ºC, que cede com a administração de dipirona, mas que retorna em cerca de quatro horas após a administração da droga. Não houve descrição de quaisquer outros sintomas. Durante o exame físico, a criança apresentava-se afebril e em bom estado geral. A otoscopia, a oroscopia, a ausculta pulmonar, a palpação abdominal, a ectoscopia da pele e o exame neurológico (incluindo pesquisa de irritação meníngea) estavam normais. FC = 80 bpm, saturação de oxigênio = 98% e FR = 18 irpm. O calendário de vacinação do Ministério da Saúde foi regularmente seguido nessa paciente. Com base nesse caso clínico e considerando o diagnóstico de Febre sem Sinais Localizatórios (FSSL), também conhecida como Febre Sem Foco (FSF) em algumas literaturas, julgue os itens a seguir. A resposta ao antitérmico está fortemente relacionada à gravidade potencial do caso.

#Questão 831740 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 4 anos de idade compareceu a consulta em PSI por história de febre há cinco dias, associada a conjuntivite bilateral, eritema maculopapular em tronco e extremidades com discreta descamação na região perineal, linfadenopatia cervical e eritema em palma de mãos e plantas dos pés.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Não existe espaço para a corticoterapia no tratamento dessa patologia.

#Questão 831741 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 2 anos de idade apresentou crise asmática grave, evoluindo com dessaturação e insuficiência respiratória grave. Durante atendimento em sala de emergência, notava-se saturação de oxigênio de 80% e FC de 45 bpm e, em seguida, ocorreu parada cardiorrespiratória. Após os procedimentos de reanimação pediátrica corretamente aplicados, houve retorno da circulação espontânea. O paciente foi encaminhado para UTI Pediátrica (UTIP), em uso de intubação orotraqueal associada a ventilação mecânica, mantendo saturação de oxigênio de 95%, entretanto, mantendo bradicardia persistente.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A causa da bradiarritmia pré-parada nesse caso provavelmente são distúrbios hidroeletrolíticos.

#Questão 831742 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um lactente de 18 meses de vida é levado a consulta de PSI com queixas de febre há dois dias e urina mais concentrada. Após consulta médica, em que é feita uma hipótese diagnóstica de infecção urinária (ITU), o pediatra do pronto atendimento realiza a solicitação de exames laboratoriais.

Com base nesse caso clínico e quanto aos exames adequados para a avaliação dessa hipótese diagnóstica, julgue os itens a seguir.

Caso todos os testes rápidos (bacterioscopia de urina, urina tipo I) sejam negativos e a urocultura seja positiva, a antibioticoterapia deve ser realizada.

#Questão 831743 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente de 24 anos de idade recebeu diagnóstico de HIV na respectiva primeira gestação. Realizou terapia antirretrovial (TARV) adequadamente durante a gestação, evoluindo com carga viral indectável no terceiro trimestre. Foi realizado parto vaginal sem intercorrências com 39 semanas de idade gestacional; o filho nasceu com 3.600 g. APGAR 10 e 10 no primeiro e quinto minuto de vida.

Com relação a esse caso clínico e às medidas imediatas a serem tomadas quanto a esse recém-nascido (RN) o seguimento, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de infecção pelo HIV é definido pela presença de anticorpos anti-HIV no sangue da criança aos seis meses de idade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis