Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Um paciente de 40 anos de idade relatou, durante a consulta médica ambulatorial, que, há duas semanas, passou a apresentar palpitações e cansaço fácil. No dia anterior à consulta, informou que, ao realizar atividade física moderada no trabalho, apresentou fortes tonturas e perda da consciência, tendo apresentado queda ao solo da própria altura. A partir desse momento, ele disse que as palpitações passaram a ficar mais intensas e passou a ter frequentes episódios de escurecimento visual (sem perda da consciência). Informou que sempre morou em área rural no interior da Maranhão e foi informado que o respectivo exame de Machado-Guerreiro era positivo (em duas ocasiões diversas). O exame clínico mostrou paciente normolíneo, consciente, orientado, com pressão arterial de 100 mmHg x 60 mmHg, frequência cardíaca de 35 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e saturação de oxigênio (ar ambiente) de 93%. Ictus cordis visível e palpável, localizado no 5° espaço intercostal esquerdo e na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo. Ritmo cardíaco bradicárdico, em 2 tempos; a primeira bulha cardíaca apresenta intensidade variável na respectiva fonese, sem sopros. Presença de ondas “a” em canhão no pulso venoso jugular. Pulsos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos e abdome sem anormalidades. A seguir é apresentada uma tira de ritmo do traçado eletrocardiográfico do paciente:

Considerando os dados clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos apresentados e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Há fortes indícios de importante dilatação do ventrículo esquerdo no exame cardiovascular desse paciente.

Durante o atendimento médico, um jovem de 18 anos de idade queixou-se de fadiga e falta de ar ao fazer exercícios físicos. Negou febre, outros sintomas recentes e doenças prévias e informou sempre ter residido em área urbana. O exame físico revelou paciente normolíneo, eupneico, afebril e acianótico; pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, frequência cardíaca de 70 bpm, frequência respiratória de 25 irpm e saturação de oxigênio (ar ambiente) de 94%. Precórdio calmo, presença de discreta pulsação sistólica palpável no 2o espaço intercostal esquerdo alto, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, presença de hiperfonese e desdobramento amplo e fixo da 2ª bulha em foco pulmonar com respiração normal, e, durante a manobra de Rivero-Carvallo, foi auscultado sopro sistólico rude e ejetivo (grau 3 de Levine), mais bem audível no foco pulmonar, sem irradiação. Pulmões limpos. Abdome e extremidades sem anormalidades. No eletrocardiograma convencional, foram observados: ritmo sinusal; SÂQRS = +120°; duração do complexo QRS = 0,11 segundos; e presença de ondas S empastadas em D1, aVL, V5 e V6. O complexo QRS apresenta padrão rSr’ nas derivações precordiais V1 e V2 e sinais de sobrecarga do ventrículo direito. A radiografia de tórax mostrou vasos sanguíneos pulmonares dilatados desde os centrais, estendendo-se até os periféricos, arco aórtico pequeno, arco da pulmonar com dilatação moderada e aumento leve do átrio e do ventrículo direitos.

Acerca das informações apresentadas nesse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O padrão da circulação pulmonar descrito na radiografia de tórax é compatível com o diagnóstico de hiperfluxo (pletora) pulmonar.

Uma paciente de 32 anos de idade procurou atendimento médico no pronto-socorro com queixa de palpitações taquicárdicas há três horas. Informou que, antes do início do sintoma, havia apresentado importante libação etílica (destilados e fermentados). Negou sintomas e doenças prévias. O exame físico mostrou: pressão arterial = 125 mmHg x 85 mmHg, frequência cardíaca = 85 bpm, frequência respiratória = 28 irpm, saturação de oxigênio (ar ambiente) = 95%, ictus cordis visível e palpável no 5º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, ritmo cardíaco irregular, em 2 tempos, bulhas normofonéticas, ausência de sopros. Sem outras alterações no exame clínico. Foram colhidos os seguintes exames de sangue: hemograma, ureia, creatinina, sódio, potássio, cálcio e marcadores de necrose miocárdica – todos dentro da normalidade. Foi realizado o eletrocardiograma (ECG) apresentado.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O principal diagnóstico é cardiomiopatia alcóolica.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As evidências clínicas são sugestivas de cardiomegalia.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Após a recuperação clínica, para essa paciente, o método contraceptivo mais recomendado tem base no uso de contraceptivos hormonais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis