Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Uma paciente de 57 anos de idade apresenta história prévia de tabagismo passivo, com lesão pulmonar periférica em vidro fosco no lobo inferior direito, medindo 2,5 cm no maior eixo e apresentando surgimento de componente sólido nos últimos seis meses, medindo atualmente 0,7 cm no maior eixo. Há ausência de linfonodomegalias.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Não está indicada ressecção da lesão.

Uma paciente de 40 anos de idade apresenta queixa de constipação intestinal, ficando até três dias sem evacuar, com fezes ressecadas e com esforço evacuatório, desde a adolescência. Houve piora recente dos sintomas, com períodos de até uma semana de constipação. A paciente refere dieta pobre em fibras e nega uso de laxantes. A colonoscopia realizada demonstrou Melanose Coli e hemorroidas grau 3.

Em relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A colonoscopia é um exame indicado na abordagem inicial dessa paciente.

Um paciente de 59 anos de idade apresenta histórico de epigastralgia há aproximadamente três meses, tipo queimação, sem relação com alimentação e com discreta melhora com uso de omeprazol, associado a náuseas e saciedade precoce. Nega ter realizado endoscopia digestiva alta prévia. Há histórico de câncer gástrico na família. Negou etilismo e tabagismo. Ao exame físico, verificam-se FC = 80 bpm, FR = 16 irpm, Sat 2 O= 95% (ar ambiente), sem outras alterações.

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Consiste em um caso de dispepsia, sendo indicada a realização de uma endoscopia digestiva alta.

Determinada paciente de 28 anos de idade relata epigastralgia tipo queimação de forte intensidade há dois dias, constante e inédita, irradiando para o dorso, após iniciar tratamento para faringite com anti-inflamatório não hormonal (diclofenaco de sódio). Nega azia, plenitude pós-prandial ou náuseas. Possui antecedentes de estresse recente por problemas familiares. Foi realizada endoscopia digestiva alta, com achado de úlcera péptica gástrica ativa. A biópsia gástrica descartou a presença de H. pylori.

A respeito desse caso clínico e da doença ulcerosa péptica por AINH, julgue os itens a seguir.

O uso recente de AINH é um fator de risco para o desenvolvimento de úlcera péptica.

Um paciente de 72 anos de idade procurou atendimento no ambulatório de cardiologia com relato de que, há três meses, vem apresentando falta de ar progressiva ao esforço físico e, mais recentemente, passou a ter dificuldades de subir escadas relativamente curtas. Há uma semana, informou ter apresentado um episódio de perda da consciência e do tônus postural ao realizar esforço físico mais intenso. Era tabagista e cessou o hábito há seis meses. Negou outros sintomas e doenças pregressas. No exame físico, foram observados: pressão arterial = 100 mmHg x 85 mmHg, frequência cardíaca = 78 bpm, frequência respiratória = 20 irpm, saturação de oxigênio (ar ambiente) = 94%. Pulso carotídeo simétrico, com aumento lento e baixa amplitude. Ictus cordis in situ, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, presença de sopro sistólico rude, intenso (grau 3 de Levine), mais bem audível em borda esternal superior direita, com irradiação para as artérias carótidas; constatou-se redução da intensidade desse sopro com a manobra de preensão manual (handgrip). Sem outras alterações no exame clínico. O paciente foi encaminhado para realização de eletrocardiograma e de ecodopplercardiograma transtorácico.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Os níveis da pressão arterial observados nesse paciente decorrem basicamente de aumento relativo da pressão arterial diastólica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis