Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Uma paciente 28 anos de idade, gestante, com idade gestacional de 14 semanas, procura a emergência de obstetrícia com queixa de febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar geral e dor de cabeça há três dias. Não apresenta doenças conhecidas anteriormente e relata ter estado em Recife recentemente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Suspeitando de infecção pelo vírus zika para essa paciente, é correto afirmar que a via principal de transmissão é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, entretanto o Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.

Uma gestante 23 anos de idade, moradora do Itapoã, Distrito Federal, com idade gestacional de 12 semanas, procura atendimento em centro de saúde com queixa de febre há dois dias, associada a cefaleia, dor no corpo e presença de gânglios cervicais aumentados. Apresenta sorologia para toxoplasmose realizada há uma semana com resultado: IgG positivo e IgM positivo.

Com relação ao caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A transmissão vertical é confirmada pela realização de amniocentese entre 17 e 32 semanas de gestação, afetuando-se a pesquisa do DNA do toxoplasma por exame de proteína C reativa (PCR) no líquido amniótico, sendo o início do tratamento com espiramicina, sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico indicado após o resultado de PCR.

Uma paciente de 38 anos de idade, gestante G1P0A0, com idade gestacional de 23 semanas, procura o serviço de radiologia para realizar a ecografia obstétrica morfológica de segundo trimestre associada à ecografia transvaginal e dopplerfluxometria fetal solicitada pelo seu médico assistente. Durante a ecografia, foram encontrados: crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio), micrognatia, orelhas de implantação baixa, cardiopatia, entre outras malformações.

Com base caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A trissomia do cromossomo 18, apesar de rara, é a segunda malformação cromossômica mais comum que existe. A primeira é a trissomia 21, conhecida popularmente como síndrome de Down, e a terceira trissomia mais comum é a que envolve o cromossomo 13, conhecida como síndrome de Patau.

Uma paciente de 16 anos de idade, com amenorreia primária, sem sexarca e sem outras afecções clínicas, procura atendimento ginecológico. Ao exame clínico, constatou-se desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários compatível com a idade cronológica, frequência cardíaca de 76 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99%. Ao exame ginecológico, observou-se uretra em fenda com bordas elevadas. Não foi realizado exame ginecológico com espéculo. A ultrassonografia pélvica não evidenciou imagem uterina nem ovários em seus sítios habituais, no entanto, foi inconclusiva por causa de dificuldades técnicas. À ressonância magnética, o útero não foi visualizado e os ovários possuíam volume, sinal e localização sem anormalidades. O canal vaginal também não foi visualizado por esse método.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se realizar a avaliação genética nesse caso e, se detectado cariótipo 46, XX, pode-se suspeitar do diagnóstico de síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser.

Uma mulher de 54 anos de idade, com diagnóstico de artrite reumatoide (AR), apresenta um cisto sinovial poplíteo (cisto de Baker) no joelho direito.

Considerando essa manifestação articular da AR, julgue os itens subsecutivos.

Esse cisto pode dissecar e expandir-se para os tecidos da panturrilha ou sofrer ruptura com extravasamento para essa mesma região da perna.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis