Questões de Legislação Especial Federal do ano 2006

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Listagem de Questões de Legislação Especial Federal do ano 2006

A LDB 9394/96, no seu artigo 13, delega aos docentes as seguintes funções:

I. Zelar pela aprendizagem do aluno;

II. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

III. Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica;

IV. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Assinale a alternativa que contém os itens corretos.

De acordo com a LDB 9.394/96 é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. Em alguns Estados e Municípios o ensino fundamental foi reorganizado a partir das séries iniciais para funcionar através desta proposta. Desse modo, a lógica da opção por ciclos consiste:

1. na possibilidade de o currículo ser trabalhado ao longo de um período maior, permitindo respeitar os ritmos homogêneos de aprendizagem que os alunos apresentam.

2. na substituição da seriação pelos ciclos básicos com a duração de dois anos com o objetivo, dentre outros, de evitar as freqüentes rupturas e a excessiva fragmentação do percurso escolar.

3. na distribuição de conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem.

Está (ão) correta (as):

Leia e analise os textos abaixo.

Os textos apresentados, extraídos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), referem-se, respectivamente

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996  é oriunda das reformas estruturais do nosso sistema educacional. Esta Lei foi editada com o objetivo de estabelecer princípios para toda a área de educação do nosso país, tornando-se, portanto, a Lei Magna da Educação Brasileira. Desta forma, na parte que cabe aos Princípios e Fins da Educação Nacional-, o ensino será ministrado com base:

1. no pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas

2. na coexistência de instituições públicas e privadas de ensino

3. na garantia de padrão de qualidade

4. na igualdade de condições para o acesso e permanência na escola 5. na valorização da experiência extra-escolar.

Estão corretas:

As afirmativas abaixo se referem aos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN's.

1. Os PCN's integram um conjunto de medidas que ficaram conhecidas como as reformas educacionais dos anos 1990.

2. OS PCN's têm caráter de obrigatoriedade, devendo todas as unidades da federação segui-los na elaboração dos programas de ensino.

3. Críticos dos PCN's assinalam a idéia de currículo nacional como sendo uma fragilidade, tendo em vista a diversidade cultural de nosso país.

4. Os PCN's foram organizados para todos os níveis da educação básica, tendo sido implantados durante o governo FHC.

Estão corretas

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