Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da NC / UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da NC / UFPR

O sistema de distribuição de água tratada é constituído por reservatórios de distribuição e redes de distribuição. Os reservatórios de distribuição de água constituem elementos importantes em sistemas de abastecimento de água (SAA), pois têm diversas finalidades. As redes de distribuição levarão a água tratada até os consumidores e deverão funcionar de forma contínua, distribuindo a água tratada em quantidade e pressão suficiente, porém mantendo a sua qualidade para o consumo humano.

A respeito do sistema de distribuição de água, considere as seguintes afirmativas:

1. O fornecimento de água para a rede de distribuição pode ser feito por meio de reservatórios de água, que podem ser elevados, apoiados, semienterrados ou enterrados, sendo também classificados como de montante ou de jusante.

2. As redes são divididas em condutos principais e secundários e podem ser classificadas como redes ramificadas, malhadas ou mistas.

3. As pressões dinâmicas mínimas e as pressões estáticas máximas nas redes de distribuição são estabelecidas pela NBR 12218:1994, como sendo 500 kPa e 100 kPa, respectivamente.

4. O diâmetro mínimo a ser adotado, segundo a NBR 12218:1994, é de 50 mm para as tubulações secundárias, não havendo recomendação para as tubulações principais, podendo ser utilizada a antiga PNB 594:77, cuja recomendação é de 150 mm para localidades com densidade superior a 150 hab/ha, 100 mm para núcleos urbanos com população superior a 5.000 habitantes e 75 mm para núcleos urbanos com população inferior a 5.000 habitantes.

Assinale a alternativa correta.

De acordo com a NBR 5444:1989, qual dos símbolos abaixo NÃO é um símbolo válido para representar interruptores no projeto de uma instalação elétrica desenhado sobre a planta da edificação?

O objetivo do exame microbiológico da água é fornecer subsídio a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de micro-organismos causadores de doenças. Todas as técnicas adotadas nos laboratórios de saneamento devem seguir o art. 22 da Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e as normas nacionais e internacionais, como o Standard Methods for the Examination of Water and Waste Water. Sendo assim, considere uma amostra de água que foi dividida em três porções: a primeira porção com volume de 25 mL, a segunda com volume de 75 mL e a terceira com volume de 500 mL. Para o ensaio, utilizou-se a técnica de membrana filtrante, em que cada porção foi filtrada através de uma membrana e, em seguida, foi colocada em placa Petri com meio de cultura e levada à incubadora. O ensaio foi repetido cinco vezes, e depois do período de incubação (que varia de 16 a 24 horas) foram realizadas as contagens, cujos resultados estão apresentados na tabela a seguir. Em função dos resultados, foi possível determinar o número mais provável de coliformes (NMP) por 100 mL de amostra, entretanto somente serão válidos os volumes de amostra que produziram de 20 a 80 colônias.

Considerando os dados e resultados apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o NMP de coliformes por 100 mL.

Considere que numa ETA foram realizados dois testes de jarros, para uma turbidez da água bruta de 15 UNT e uma concentração de alcalinidade igual a 50 mg/L expressa em CaCO3, com o objetivo de verificar o pH e a dosagem ótima para essa condição de operação. É importante frisar que, ao final do tratamento da água, a turbidez deverá ficar igual ou abaixo do que é estabelecido pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Os testes foram sequenciais e o tempo de agitação foi de 30 minutos para cada teste. Os dados obtidos estão expressos na tabela a seguir:

 Considerando os dados e resultados apresentados, assinale a alternativa correta.

A Norma vigente de potabilidade da água para consumo humano é a Portaria nº 2.914, de dezembro de 2011, que revogou a Portaria MS n° 518/2004 e dispõe sobre o padrão de potabilidade e os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano. No anexo XII dessa Portaria, são estabelecidos os parâmetros que deverão ser avaliados diariamente, quinzenalmente ou mensalmente, para mananciais superficiais. Mas alguns parâmetros devem ser avaliados a cada duas horas, pois são importantes para avaliação dos processos químicos e físicos envolvidos no tratamento.

Com base na Portaria 2.914/2011, os parâmetros que deverão ser avaliados a cada duas horas no laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis