Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FAUGRS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FAUGRS

Considere as afirmações abaixo sobre instalações elétricas prediais de baixa tensão.

I - Os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15m de comprimento para linhas internas às edificações e 30m para as linhas em áreas externas às edificações, se os trechos forem retilíneos. Se os trechos incluírem curvas, os limites de 15m e 30m deverão ser reduzidos em 3m para cada curva de 90º.

II - Em cada trecho de tubulação delimitado, de um lado e de outro, por caixa ou extremidade de linha, qualquer que seja essa combinação (caixacaixa, caixa-extremidade ou extremidade-extremidade), podem ser instaladas, no máximo, seis curvas de 90º ou seu equivalente até, no máximo, 900º. A deflexão máxima permitida para cada curva individual é de 135º.

III - Devem ser empregadas caixas em todos os pontos de emenda ou de derivação de condutores, exceto no caso de emendas realizadas por solda e que resultem em um diâmetro total do condutor no local da emenda, incluindo o isolamento, não superior a 20% do diâmetro original do condutor.

Quais correspondem a recomendações da NBR 5.410 “Instalações elétricas de baixa tensão”?

Considere as afirmações abaixo com relação à NBR 15.575 “Edificações habitacionais – desempenho”.

I - Duas fachadas (sistemas de vedações verticais externas), exatamente iguais, de duas edificações idênticas, podem apresentar desempenho diferente, do ponto de vista de estanqueidade, se forem construídas em diferentes regiões geográficas do Brasil, como as regiões sul e norte.

II - O critério de estanqueidade aplicado aos sistemas de pisos de áreas molháveis é o mesmo de áreas molhadas.

III - Um sistema de cobertura deve ser estanque à água da chuva e não pode apresentar escorrimento, gotejamento de água ou gotas aderentes. O aparecimento de manchas de umidade, desde que não ultrapasse um dado percentual da área da telha, é aceitável.

Quais estão corretas?

Em relação às recomendações sobre fundações superficiais, rasas ou diretas, contidas na NBR 6.122 “Projeto e execução de fundações”, considere as afirmações abaixo.

I - O dimensionamento geotécnico de uma fundação superficial, solicitada por carregamento excêntrico, deve ser feito considerando-se que o solo é um elemento não resistente à tração. No dimensionamento, a área comprimida deve ser de, no mínimo, ½ da área total. A tensão máxima na borda deve ser menor ou igual à tensão admissível do solo, ou tensão resistente de projeto.

II - O fundo da cava deve ser regularizado com concreto não estrutural, em espessura mínima de 5cm. A superfície final deve resultar plana e horizontal. Havendo necessidade de aprofundar a cava da sapata, a diferença entre a cota de assentamento prevista em projeto e a cota executada poderá ser preenchida com concreto de resistência característica igual ou superior a 10MPa, tomando- se o cuidado de preencher todo o fundo da cava e não somente a área de projeção da sapata.

III - Na divisa com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade mínima não deverá ser inferior a 1,5m. No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deverá ter, com a vertical, uma inclinação mínima de 60º no caso de rochas, 45º no caso de solos resistentes e 30º no caso de solos pouco resistentes.

Quais estão corretas?

Em relação às recomendações da NBR 6.122 “Projeto e execução de fundações”, considere as afirmações abaixo.

I - Em estacas raiz e estacas escavadas com injeção, o concreto a ser utilizado deverá ter consumo de cimento não inferior a 400kg/m3, relação água / cimento inferior a 0,6, resistência característica igual ou superior a 20MPa e diâmetro do agregado graúdo entre 25mm e 40mm.

II - Como controle para verificação e avaliação dos serviços em estacas cravadas de aço e pré-moldadas de concreto, recomenda-se que a medida da nega e o diagrama de cravação sejam feitos em 10% das estacas, escolhendo-se as mais próximas dos furos de sondagem.

III - Em estacas escavadas com concretagem in loco, do tipo trado mecânico sem fluido estabilizante, hélice contínua monitorada, Strauss, Franki, hélice de deslocamento monitorada e escavadas com uso de fluido estabilizante, recomenda-se como controle para avaliação dos serviços que, pelo menos, 1% de todas as estacas, e, ao menos, uma estaca por obra, sejam expostas abaixo da cota de arrasamento e, se possível, até o nível d’água, para verificação da integridade e qualidade do fuste.

Quais estão corretas?

Conforme a NBR 5.444 “Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais”, os símbolos abaixo correspondem, da esquerda para a direita, respectivamente, a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis