Questões sobre Ministério da Educação - MEC da CONSULPLAN

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, quanto à promoção, aceleração de estudos e classificação no ensino fundamental e médio, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. A figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida.
  • B. Há a possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar e, ainda, o avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
  • C. É obrigatório o apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar.
  • D. A avaliação é contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo mediante, EXCETO:
  • A. Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • B. Foco central na alfabetização, ao longo dos quatro primeiros anos, ou seja, dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
  • C. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • D. Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
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De acordo com os PCNs, a consideração do tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades. Por meio de erros e acertos, o aluno toma consciência de suas possibilidades e constrói mecanismos de autorregulação que possibilitam decidir como alocar seu tempo. Por essa razão, são importantes as atividades em que:
  • A. O professor planeje e seja um orientador do trabalho, cabendo aos alunos a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado das decisões do professor sobre o uso do tempo.
  • B. O professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo.
  • C. Os alunos definam claramente as atividades, estabeleçam a organização em grupos, disponibilizem recursos materiais adequados e definam o período de execução previsto, dentro do qual serão livres para tomar suas decisões.
  • D. O professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos arbitrar livremente a respeito de como e quando atuar na escola. A vivência do controle do tempo pelos alunos se insere dentro de limites impostos pelo calendário escolar.
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De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são objetivos gerais da Educação Infantil, EXCETO:
  • A. Estabelecer e restringir as relações sociais.
  • B. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças.
  • C. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • D. Utilizar as diferentes linguagens ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.
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Com relação à política de humanização, a preocupação do Ministério da Educação ao propor a Reforma Curricular da Medicina – Brasil, Ministério da Educação (Portaria nº 126/1999), com novas diretrizes curriculares, que tiveram repercussões em todas as profissões ligadas à saúde, com relação ao perfil do profissional formando, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Capacidade de trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional.
  • B. Cidadão com atitude ética, formação humanística e consciência da responsabilidade social.
  • C. Formação para atuar nos problemas prevalentes de saúde, bem como urgências e emergências.
  • D. Formação para aquisição e produção do conhecimento, com capacidade de aprendizado contínuo somente durante seu período de formação acadêmica.
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o professor, para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de matemática como ciência que não trata de verdades infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Com relação a esta premissa, analise.

I. Rever a ideia que persiste na escola de ver nos objetos de ensino cópias fiéis dos objetos da ciência é essencial para tornar o saber matemático acumulado um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido, pois a obra e o pensamento do matemático teórico geralmente são difíceis de ser comunicados diretamente aos alunos.

II. O professor deve compreender que o processo de transformação do saber científico em saber escolar não passa apenas por mudanças de natureza epistemológica, mas é marcado significativamente por condições de ordem social e cultural que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras.

III. Os professores devem compreender que os conhecimentos a serem apresentados aos alunos devem partir do pressuposto que a inteligência é uma faculdade que torna o homem capaz de armazenar informações, das mais simples as mais complexas. Nessa perspectiva é preciso decompor a realidade a ser estudada com o objetivo de simplificar o patrimônio de conhecimento a ser transmitido ao aluno que, por sua vez, deve armazenar tão somente os resultados do processo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
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Considerando o fragmento anterior de texto dos PCNs, com relação à seleção de conteúdos da matemática, assinale o conteúdo atitudinal.

  • A. Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados.
  • B. Reconhecimento dos significados dos números naturais em diferentes contextos e estabelecimento de relações entre números naturais, tais como ser múltiplo de, ser divisor de.
  • C. Interpretação, a partir de situações‐problema (leitura de plantas, croquis, mapas), da posição de pontos e de seus deslocamentos no plano, pelo estudo das representações em um sistema de coordenadas cartesianas.
  • D. Utilização de instrumentos de medida, como régua, escalímetro, transferidor, esquadro, trena, relógios, cronômetros, balanças para fazer medições, selecionando os instrumentos e unidades de medida adequadas à precisão que se requerem, em função da situação‐problema.
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Relacione o tipo de eixo do Referencial Curricular da Educação Infantil às respectivas características.

1. Formação pessoal e social.

2. Conhecimento de mundo.

( ) Refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito.

( ) Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, a saber: movimento; música; artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; e, matemática.

( ) Visam a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento das crianças que propiciam, por sua vez, as aprendizagens consideradas essenciais.

( ) O trabalho com esse eixo possibilita às instituições oferecerem condições para que a criança aprenda a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesma em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 1, 1
  • B. 1, 2, 1, 2
  • C. 1, 1, 2, 2
  • D. 1, 2, 2, 2
  • E. 2, 2, 1, 1
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São recomendações para a organização das refeições que visam a integração dos cuidados com a ampliação das experiências das crianças de acordo com os Referenciais Curriculares para Educação Infantil, exceto:
  • A. Evitar oferecê-las a todos os grupos com mais de cimquenta crianças, ao mesmo tempo, em grandes refeitórios.
  • B. Impedir que as crianças sentem com quem desejarem para comer, a fim de que conversem cada dia com novos companheiros.
  • C. Arrumar os ambientes onde são servidos pequenos lanches ou demais refeições de forma a permitir a conversa e a interação entre diferentes grupos.
  • D. Servir refeições em ambientes higiênicos, confortáveis, tranquilos, bonitos e prazerosos, de acordo com as singularidades de cada grupo etário e com as diversas práticas culturais de alimentação.
  • E. Possibilitar às crianças oportunidades que propiciem o acesso e o conhecimento sobre diversos alimentos, o desenvolvimento de habilidades para escolher sua alimentação, servir-se e alimentar-se com segurança, prazer e independência.
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Acerca da contribuição do Referencial Curricular Nacional para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um documento que define o perfil do profissional de Educação Infantil, demonstrando, através de exemplos, diversas formas adequadas de organizar, conduzir e avaliar seu trabalho junto a crianças e famílias.

( ) É um documento que atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, auxiliando o professor na realização do seu trabalho educativo, junto às crianças, servindo de base para a produção de programas pedagógicos, planejamentos e avaliações em instituições e redes de municípios.

( ) Contém um capítulo introdutório, que apresenta concepções e princípios sobre o desenvolvimento e Educação Infantil. Na segunda parte, o Referencial apresenta o brincar, a identidade e o meio como determinantes das interações humanas. No final, os autores indicam os dois âmbitos de experiências: formação pessoal e social; e, conhecimento de mundo.

( ) O âmbito de formação pessoal e social refere-se às experiências que favoreçam a construção do sujeito. Esse âmbito abarca eixos de trabalhos denominados: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática.

( ) O âmbito de conhecimento de mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Esse âmbito abarca os eixos de trabalhos denominados: identidade e autonomia.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, V
  • C. F, F, F, V, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. F, V, F, F, V
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